Dica de Filme: A Balada do Pistoleiro



 Uma coisa que notei que não havia feito aqui ainda era dar alguma indicação de filme, pois bem, para começar vou dar uma dica de um filme de um dos meus diretores prediletos: Robert Rodriguez.

 A Balada do Pistoleiro (ou no original, Desperado) é um filme de 1995, trata-se de uma continuação do filme El Mariachi de 1992, agora no papel principal temos Antonio Banderas.


 Antes de falar do filme em si, acho bacana ter um espaço para falar do seu filme antecessor, El Mariachi, o filme de 1992 é considerado um dos senão o filme mais barato da história (menos de 8 mil dólares), o que prova que talento sobrepõe qualquer dificuldade, e isso Robert Rodriguez tem de sobra, o filme que inicialmente deveria ter sido lançado apenas em home vídeo chamou a atenção da Columbia Pictures que arriscou e, bem, um filme com orçamento de menos 8 mil dólares arrecadou 2 milhões de dólares, incrível não é?

Carlos Gallardo, o primeiro ator a encorporar El Mariachi nos cinemas.

 Vamos ao filme, El Mariachi é um ex-músico que no passado teve sua amada assassinada e também atiraram em sua mão, impossibilitando de tocar música novamente, o homem então parte em vingança contra um criminoso conhecido como Bucho, para o fazer pagar pelos crimes do passado.

 Em sua jornada Mariachi conhece Carolina (Salma Hayek), uma dona de uma livraria local que o ajuda em sua jornada de vingança, mas em pouco tempo as coisas começam a fugir do controle.

Cena clichê nos Cinemas.

 O filme conta com a participação do brucutu Danny Trejo (ator que interpretou Machete, fora vários outros papeis como participações em seriados como Breaking Bad no papel de Tortuga) e do diretor Quentin Tarantino (fez filmes como Pulp Fiction, Cães de Aluguel, Kill Bill e Django Livre por exemplo, falarei dele em breve aqui).

 Um detalhe legal que vale a pena ser mencionado e muita gente passa despercebido  é que o final do filme (spoilers) Mariachi chama seus amigos para o ajudarem a acabar com a gangue do Bucho, um destes atores é Carlos Gallardo, o ator que interpretou Mariachi no primeiro filme da serie.

Mariachi esconde suas armas em uma capa de violão

 O que dizer sobre A Balada do Pistoleiro? Se você gosta dos filmes do Robert Rodriguez é obrigatório que assista este, El Mariachi tem uma importância enorme na historia do diretor e muitos elementos deste filme foram implantados nos que se seguiram, se curte um bom filme de tiroteio, ação e uma sacada inteligente de sarcasmo, este é muito indicado.

 A saga do pistoleiro teve uma sequencia em 2003, com o nome de Era uma vez no México, mais uma vez Antonio Banderas volta ao papel do ex-músico, assim que assisti-lo vou fazer um review a respeito do filme.

 Confiram o Trailer do filme: