Dica de Livro: O Retorno do Jovem Príncipe



 Acabei de ler por indicação da minha namorada (inclusive o livro foi ela quem me emprestou) o Retorno do Jovem Príncipe, livro escrito pelo argentino Alejandro Guillermo Roemmers, narrando um retorno do Pequeno Príncipe a terra, agora já em sua adolescência.


 Já faz um bom tempo que li o Pequeno Príncipe do autor francês Antoine de Saint-Exupéry, o livro é um dos mais importantes na historia da literatura e lembro-me perfeitamente como adorei ler cada página.

 Confesso que tinha um tipo de preconceito com sequencias de obras que não foram escritas pelo mesmo autor, se as paginas não foram escritas pelo mesmo autor é como uma sequencia de um filme sem o diretor e atores originais, após ler este livro vou rever meus conceitos seriamente.

Arte da capa do livro

 No livro somos transportados para Patagônia, a aventura é narrada por um homem que viaja sozinho por as imensas estradas da América do Sul, no meio da estrada o homem encontra um garoto dormindo sobre a auto estrada, logo o homem descobre que se trata de um Príncipe que veio de longe para revisitar o planeta terra, agora já adolescente.

 Agora já crescido o Jovem Príncipe se encontra cheio de duvidas, e cabe ao homem e ao rapaz discutirem durante a viagem sobre várias questões existências, como o crescimento, respeito, o amor, o perdão, como encarar seus problemas e várias outras questões.

 Durante a viagem o garoto relembra vários momentos de sua infância e sua vinda para terra e outros planetas, demonstra um novo ponto de vista sobre questões que já se deparou e aprende novas perspectivas sobre o mundo.


 O livro foi muito bem escrito pelo A. G. Roemmers, apesar de nunca citar é evidente que ele se coloca no lugar do personagem que passa ao tempo todo ao lado do Príncipe, apesar de todo o conhecimento e filosofia que ele possuiu sobre o mundo, muitas vezes ele se pega cometendo muitos erros sobre os ensinamentos que ele mesmo questiona.

 Em comparação com o primeiro livro, a obra original é bem simplória, no entanto acho que há uma certa magia no primeiro livro que este não possui, o Pequeno Príncipe é um livro que pode ser lido por crianças e adultos já o Retorno do Jovem Príncipe é direcionado para o publico mais velho, que cresceu lendo o Pequeno Príncipe, o livro é excelente mas infelizmente a linguagem e as mensagens talvez não sejam entendida por todos, ainda mais raro é as pessoas tentarem botar estes ensinamentos em prática, infelizmente.

 Um livro muito bom, recomendo, principalmente para aqueles que leram o Pequeno Príncipe na infância e desejam algo novo, o livro aborta muito mais as questões existências do que a magia e fantasia do livro anterior, recomendado para quem curte este tipo de leitura.