Filmes de Máfia: Os Bons Companheiros


 Era para ter feito esta postagem sexta-feira mas infelizmente não tive tempo mas como prometi aqui estou eu para falar de mais um filme de máfia, desta vez mais um grande filme do genial Martin Scorsese, Os Bons Companheiros (ou no original, Goodfellas).


 Para quem nunca ouviu falar em Martin Scorsese ele já produziu inúmeros filmes de grande sucesso, como Os Infiltrados (2006), Taxi Driver (1976) e seu recente sucesso de bilheteria, O Lobo de Wall Street (2013), todos estes filmes que citei aqui vou fazer um review sobre eles em breve.

Leonardo Dicaprio e Martin Scorsese

 Os Bons Companheiros é um filme de 1990 e narra a historia de Henry Hill (Ray Liotta), que quando criança morava no Brooklyn e sempre sonhou em se tornar um gângster, aos 11 anos ele se tornou protegido do James "Jimmy" Conway (Robert De Niro), um mafioso que estava começando a se tornar grande.

 Ao passar por diversas aprovações ele acaba se tornando um criminoso junto com Jimmy, se envolvendo em crimes cada vez maiores, junto aos dois está sempre presente Tommy DeVito (Joe Pesci) que por sua personalidade explosiva sempre acaba criando problemas para o grupo, Henry também precisara lidar com o FBI que o acompanha a cada passo.

Tommy, Henry e Jimmy

 Os Bons Companheiros é um filme muito bom, um pouco arrastado no começo mas logo que a trama começa a se enrolar se torna cada vez mais interessante, baseado no livro Wiseguy de Nicholas Pileggi que por sua vez foi baseado em fatos reais, o nome Wiseguy já havia sido utilizando em uma serie de TV por isso o titulo do filme foi alterado para Goodfellas.

 O Filme ganhou Oscar como melhor ator coadjuvante (Joe Pesci) e recebeu cinco indicações, também recebeu 5 indicações para o Globo de Ouro mas infelizmente não venceu nenhum, o filme custou 25 milhões de dólares para ser produzido e rendeu em torno de 47 milhões.

Robert De Niro e Ray Liotta em cena

 Os Bons Companheiros recebeu a pontuação de 96% da critica e 97% do publico no site Rotten Tomatoes e 89 da crítica e 9.0 do publico no site Metacritic.

 Para quem conhece os filmes do Martin Scorsese vai reconhecer suas grandes marcas registradas, como o protagonista narrando a historia enquanto ela se desenrola, cenas sendo congeladas enquanto o personagem ainda continua falando, o visual, a violência, todas as marcas do diretor estão presentes neste filme que vale a pena ser conferido por quem busca um bom filme de máfia.