Dica de Serie: Sherlock


 Imagine o personagem mais famoso da literatura britânica, o maior canal de televisão do Reino Unido e o produtor de Doctor Who juntos, temos Sherlock, a serie da BBC estrelada por Benedict Cumberbatch como Sherlock Holmes e Martin Freeman como o Dr. John Watson.


Dr. Watson e Sherlock Holmes

 A serie foi criada por Mark Gatiss e Steven Moffat, ambos grandes fãs de Sherlock Holmes, Moffat já era o produtor executivo de Doctor Who quando a serie estreou e também já havia adaptado outra obra de literatura para uma serie de TV: Jekyll que foi exibido em 2007 baseado na obra O Médico e o Monstro (no original Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde, livro do autor escocês Robert Louis Stevenson), Jekyll teve um total de 6 episódios e também foi transmitida pela BBC One.

 Sua primeira temporada exibida em 2010, Sherlock teve um total de 3 episódios (também há um episódio piloto que não foi ao ar) e devido ao seu grande sucesso houve uma segunda temporada em 2012 com mais 3 episódios, a terceira temporada chegou em 2014 e este ano sairá um especial, já a quarta temporada chega só em 2016.

Episódios inspirados em grandes aventuras dos livros

 Apesar da serie não se passar numa Londres vitoriana todos os elementos dos livros estão presentes, como o apartamento do Sherlock e Dr. Watson na Baker Street 221B cujo proprietário é a Senhora Hudson (interpretada pela Una  Stubbs), o detetive Greg Lestrade (Rupert Graves), Mycroft Holmes (Mark Gatiss) irmão de Sherlock e Jim Moriarty (Andrew Scott) o maior vilão do Sherlock nas histórias escritas pelo Conan Doyle.

 Diversos episódios da serie são inspirados nas historias dos livros, como o primeiro episódio é baseado no Um Estudo em Vermelho, inclusive o livro predileto pela maioria dos leitores está presente: O Cão dos Baskervilles (meu predileto é O Vale do Terror, diga-se de passagem).

Benedict Cumberbatch, Steven Moffat e Matt Smith

 Na minha opinião o principal ponto negativo é o tamanho dos episódios, em média de 90 minutos cada o que em alguns episódios o contexto meio que se perde mas nada que comprometa a qualidade da serie, a fotografia e identidade visual são brilhantes e um dos maiores pontos positivos na minha opinião é a trilha sonora, ela é composta por Michael Price e David Arnold (que já trabalhou em filmes como Independence Day, Stargate e cinco filmes do James Bond), a trilha sonora tem uma cara bem britânica e casa muito bem com a serie.

 Sherlock possui uma nota de 85 no Metacritic e uma media de 99 no Rotten Tomatoes e já foi indicado para diversos prêmios, sua audiência sempre se mantem alta e se aguarda muito para o especial que será lançado este ano, ele será ambientado numa Londres vitoriana e não fará nenhuma ligação com o resto da serie.

 Para quem não conhece deixo abaixo um trailer da primeira temporada e se preparem, the game is on.