Dica de Filme: Viagem a Lua (Le Voyage Dans La Lune)


 Todo amante de cinema pelo menos uma vez já se perguntou "qual foi o primeiro filme em cores"? Não apenas para saciar essa duvida mas também para dar a dica de um ótimo filme: Viagem a Lua (ou Le Voyage Dans La Lune no original), o primeiro filme em cores da história!


 O filme foi lançado em 1902, inspirado em dois grandes romances: Da Terra à Lua de Julio Verne (também autor de Viagem ao Centro da Terra) e Os primeiros Homens na Lua de H. G. Wells (escreveu A Máquina do Tempo e Guerra dos Mundos), dois dos maiores autores de ficção cientifica da história, ao lado de grandes mentes como Isaac Asimov.

Coloração quadro por quadro

 O filme foi dirigido por George Méliès, renomado cineastra francês que produziu mais de 500 filmes (ele também foi o roteirista e participou do elenco do filme), Viagem a Lua é possivelmente o primeiro filme de ficção cientifica e também o primeiro a tratar de temas como viagens espaciais e alienígenas.

 Na época o homem não tinha chegado a lua ainda, o que ocorreu apenas 67 anos depois, isso justifica a viagem dos cientistas ser tão fantasiosa.

Não existia roupas espaciais ainda

 O que torna esse filme ainda mais épico é que na época não era possível filmar em cores, todas as cores foram feitas manualmente após as gravações, pintando  quadro por quadro, em um frame a no minimo 24 imagens e o filme tem mais ou menos 14 minutos isso da mais ou menos 20 mil imagens que foram pintadas a mão, uma por uma, um trabalho imenso e que vale todo o reconhecimento.

 Essa versão em cores ficou perdida por muitos anos até que na década de 90 foi entregue a Cinemateca da Catalunha que iniciou  um processo de restauração e só conseguiu ser exibida no festival de Cannes de 2011, hoje o filme se encontra em domínio publico e pode ser compartilhado livremente.

 Vou deixar abaixo o filme completo em cores para quem quiser assistir.