Analisando o Piloto de Limitless (Sem Limites)


 Um livro que se torna um filme para depois se tornar um seriado não é novidade, já vimos isto acontecer com Hannibal, no entanto a popularidade de Limitless (ou "Sem Limites" como o filme foi chamado aqui no Brasil) é bem inferior, confesso que até alguns dias atraz eu nem conhecia o filme ou o livro, mas assisti o filme e o episódio piloto da serie para poder falar com maior propriedade para vocês.

 Limitless é baseado no romance The Dark Fields escrito pelo irlandês Alan Glynn, a serie é uma continuação direta do filme, não há uma necessidade de ter assistido a longa de 2011 para entender o contexto mas vale muito a pena para pescar todas as referências e easter eggs.

Senador Eddie Morra

 O filme de 2011 tem como prótagonista o escritor Eddie Morra (Bradley Cooper), Eddie estava passando por um bloqueio criativo e não conseguia escrever seu livro, até que um dia ele encontra seu ex-cunhado Vernon Gant (Johnny Whitworth),  após saber dos problemas de Eddie, Vernon lhe oferece uma droga chamada NZT-48, capaz de estimular o cerebro, fazendo com quem tenha tomado a droga consiga um QI super humano.

 Eddie resolve ir atraz do seu cunhado para conseguir novas doses do NZT no entanto seu cunhado foi assassinado, Eddie encontra no apartamento de Vernon diversas doses da droga, agora o personagem precisa se tornar dependente para conseguir salvar sua vida e realizar suas ambições que se tornam maiores a cada momento.

Debra?

 O enredo da serie não é muito diferente, dessa vez o protagonista é Brian Finch (Jake McDorman), um musico fracassado que tem um trabalho de temporario enquanto todos seus amigos e parentes conseguiram grandes carreiras e conquistas.

 Brian acaba reencontrando seu ex-companheiro de banda Eli Whitford (Arjun Gupta), que agora é um bancario de sucesso, Eli oferece para seu amigo uma pírula do NZT, Brian então consegue surpreender sua superior no emprego, jogar xadres e até mesmo tocar guitarra como nunca havia conseguido antes, é então que ele resolve usar todo seu potêncial para estudar e descobrir qual doença que seu pai possui, na qual nenhum medico conseguia descobrir.

 Brian descobre que seu pai possui uma doença genética chama Hemocromatose, no entanto ele se depara com outro problema: seu pai precisa de um fígado urgentemente, é então que ele decide procurar Eli Whitford para conseguir outra dose do NZT e descobrir uma forma de salvar seu pai.

 O problema é que chegando ao apartamento de Eli Whitford, Brian ve seu amigo morto, a policia chega em seguida, agora ele precisa provar que é inocente e encontrar uma forma de ajudar seu pai.

Eddie e Brian

 O enredo do episódio piloto é muito parecido com o do filme, no entanto as motivações do Brian são bem mais bacanas, para quem se decepcionou esperando ver Eddie Morra na serie pode ficar tranquilo, o personagem será recorrente na serie e aparentemente será uma especie de mentor para Brian, além de lhe fornecer o NZT em troca de pequenos favores que serão revelados no decorrer da temporada.

 O episódio piloto é bacana e consegue vender bem a serie, ao que parece o seriado seria aquele estilo de "caso da semana", em que Brian terá que usar seu super cerebro para ajudar a policia como uma especie de consultor, vale lembrar que para fortalecer o elenco a serie tem Jennifer Carpenter (a Debra Morgan de Dexter) no papel da detetive Rebecca, entre os vários diretores da serie temos Marc Webb, que recentemente produziu os dois filmes do Espetacular Homem-Aranha.

 Agora é esperar para ver se a serie vai mesmo valer a pena, o piloto é sim muito bom, no entanto essa formula de super consultor já é bem desgastada, já vimos muito isso em Mentalist, Sherlock, Forever e diversas outras series, por mais que Bradley Cooper possa trazer um charme e força para o seriado isso não será o suficiente, até porque sua presença será ao que parece bem misteriosa e rara.

 Só o tempo dirá se o seriado vai mesmo valer a pena.