Dica de Filme: Apocalypse Now


 Não sou muito fã de filmes de guerra mas este eu curti bastante, Apocalypse Now esta entre os filmes mais importantes da história do cinema estadunidense, o longa que teve diversos problemas na produção quase não saiu, ainda bem que no final tudo deu certo e podemos hoje contemplar essa obra prima dirigida pelo diretor de O Poderoso Chefão.

 O filme é inspirado no romance Heart of Darkness (O Coração das Trevas), escrito pelo britânico Joseph Conrad, apesar de ter sido inspirado no livro as obras são completamente distintas, sendo que o livro se passa em tempos mais remotos enquanto o  filme se situa na guerra do Vietnã.

Capitão Benjamin L. Willard

 O filme de 1979 foi dirigido por Francis Ford Coppola, que também escreveu o roteiro em parceria com John Milius, a trilha sonora foi composta por Carmine Coppola (pai do Francis Coppola e avô do Nicolas Cage), o filme foi distribuido pela United Artists e contou com um orçamento de 31 milhões de dólares, faturando mais de 83 milhões.

 O Capitão Benjamin L. Willard (Martin Sheen) que estava em um hotel barato em Saigon recebeu uma missão para se infiltrar na guerra do Vietnã, atravessar o Rio Nùng, encontrar e eliminar o Coronel Walter E. Kurtz (Marlon Brando) que aparentemente enloqueceu, o Coronel montou sua prórpia milícia, vivendo recluso e sendo considerado como um semideus por seus seguidores.

Este é o fim, belo amigo, este é o fim

 No elenco do filme também temos Harrison Ford como o Coronel Lucas e Laurence Fishburne em seu primeiro papel no cinema, atuando como o soldado Tyrone "Clean" Miller, Fishburne inclusive tinha apenas 14 anos e mentiu ter 16 anos para todo mundo para conseguir o papel.

 Francis Coppola e o diretor de fotografia Vittorio Storaro fizeram uma participação especial no filme, como diretor e camera que estão registrando um combate das forças americanas, Charlie Sheen também faz uma participação no filme mas não foi creditada, e se você reparou o sobrenome, sim, Martin Sheen o protagonista do filme é o pai do ator Charlie Sheen que atuamente ficou muito reconhecido pelo seu papel no seriado Two And A Half Men.

Sente esse cheiro? Cheira a... vitória

 Como havia mencionado o filme teve diversos problemas na produção, além do baixo orçamento o filme precisou usar equipamentos emprestados das forças armadas locais, o mal tempo do local acabou destruindo cenários, fora  que Marlon Brando chegou no cenário de gravação fora de forma e se recusando a ler o roteiro (Marlon Brando além de ser conhecido como um dos maiores atores da história do cinema também era muito famoso pela sua atitude de "bad boy"), e para piorar tudo Martin Sheen chegou a passar mal e até mesmo ter um ataque cardíaco.

 Em 1991 foi lançado um documentário chamado Hearts of Darkness: A Filmmaker's Apocalypse (Francis Ford Coppola - O Apocalipse de Um Cineasta como ficou conhecido aqui no Brasil) no qual relata todas as dificuldades para se gravar este filme, o documentário foi dirigido pela Eleanor Coppola, esposa do Francis Coppola, vale a pena assistir para quem gosta de curiosidades sobre produções de filmes.

Machines

 O filme tem uma narrativa genial, enquanto o Capitão Benjamin L. Willard atravessa o Rio Nùng ele vai analisando a ficha do Coronel Kurtz, o personagem tenta entrar na cabeça do vilão para achar uma justificativa para sua insanidade, o filme ao mesmo tempo faz uma crítica a arrogância das forças americanas e questiona a sanidade dos soldados que precisam conviver diariamente com a morte.

 O longa possui mais de 3 horas o que pode ser desgastante para boa parte do publico mas vejo todo esse tempo de tela necessário para desenvolver o enredo e os personagens, o Capitão Willard e o Coronel Kurtz são muito bem executados, sem desmerecer nenhum dos demais atores, a trilha sonora é fantástica, além das composições de Carmine Coppola temos também canções populares de bandas como The Doors e The Rolling Stones.

 Apocalypse Now vale a pena colocar na lista para assistir, um dos melhores filmes de guerra e sobre o Vietnã, quem curte o tema ou gosta dos trabalhos do Coppola precisa assistir.