Dica de Filme: Cidadão Kane


 Assisti recentemente o filme que é considerado pela crítica e pelo American Film Institute (AFI) o maior filme de todos os tempos da história dos Estados Unidos, Cidadão Kane é considerado um filme revolucionario e a frente de seu tempo, vamos dar uma analisada nesta obra de arte que o Orson Welles nos deu?

 Orson Welles prometia ter uma carreira promissora como cineastra, seu primeiro filme, o Cidadão Kane (Citizen Kane no original) lançado em 1941 foi uma verdadeira obra de arte, o diretor no entanto jamais conseguiu ter outro grande destaque na mídia, seus filmes seguintes passaram por diversos problemas de orçamento ou não teve o apoio de uma grande produtora (Dom Quijote por exemplo levou mais de 10 anos para ser produzido e sequer foi publicado na época, hoje é possível encontrar este filme em DVD), Orson Welles também tentou seguir com a carreira de ator, apesar de na maior parte dos seus trabalhos ele teve atuações menores ele sempre foi elogiado e conseguiu chamar a atenção.

"Rosebud"

 Charles Foster Kane (interpretado pelo próprio Orson Welles) foi um dos maiores magnatas da história americana, proprietario de diversos jornais e cadeiras de rádio, ele sempre lutou pela integridade e respeito ao povo americano, no entanto o poderoso empresario faleceu, o que se tornou um fervor de materias ao seu respeito.

 As ultimas palavras de Kane foram "Rosebud", a estranha palavra se tornou um grande mistério e o jornalista Jerry Thompson (William Alland) recebe a tarefa de investigar toda a vida de Charles Kane afim de descobrir o significado de sua ultima palavra.

 O filme é supostamente inspirado na vida de William Randolph Hearst, apesar de Orson Welles sempre ter negado isso.

Cara de quem comeu coxinha e não gostou

 O filme surpreende por não seguir uma ordem linear para os fatos, o filme se inicia com a morte do jornalista para só então depois conhecermos sua vida, hoje em dia temos milhares de filmes que são assim mas na época era total novidade.

 Orson Welles também surpreendeu pelos ângulos de camêra, uma edição excelente, uma narrativa com bastante profundidade e personagens bem construidos, o diretor também foi muito ousado ao retratar a vida de William Hearst, o filme quase não foi ao ar devido a divergencias com o milhonário.

 Cidadão Kane é um filme a frente de seu tempo, é surpreendente pensar o quão fantástico este filme é em uma época tão arcáica para o cinema, ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original e foi indicado para outras 8 categorias, recebeu também o prêmio de Melhor Filme em 1941 pelo NYFCC (New York Film Critics Circle).

Orson Welles

 Para quem quiser pegar para assistir Cidadão Kane hoje em dia pode facilmente encontrar o filme em DVD ou Blu-Ray, o mais bacana é que estas versões estão completamente remasterizadas, legal né? Vale muito a pena assistir ainda, para aqueles amantes incondicionais da sétima arte é obrigatorio conhecer Cidadão Kane.