Dica de Filme: Clube da Luta


 1999 é por muitos considerado o ano do cinema, teve tantos clássicos como Matrix, O Sexto Sentido, À Espera de Um Milagre, Beleza Americana, A Bruxa de Blair, American Pie e claro, o Clube da Luta.

 Vou ter que quebrar as duas primeiras regras do Clube da Luta para poder falar deste thriller clássico dos cinemas dirigido pelo David Fincher.



O narrador

 Edward Norton interpreta um investigador de seguros de uma grande marca de automoveis, ele tem um lindo apartamento e um otimo emprego mas se encontra cada vez mais insatisfeito com a sua vida medíocre e acaba desenvolvendo uma enorme crise de insônia.

 O personagem (sim, ele não tem nome) então começa a frequentar diversos grupos de auto ajuda e acaba conhecendo Marla Singer (Helena Bonham Carter), uma "turista" de grupos de ajuda assim como ele, o fato de saber que há outra pessoa farsante nestes grupos acaba encomodando bastante o personagem, é neste meio tempo que ele acaba conhecendo Tyler Durden (Brad Pitt), um novo amigo para o personagem que tem ideais completamente adversas as dele.

 O personagem perde seu apartamento e começa a morar com Tyler, eles começam a brigar na frente de um bar para se divertirem e é então que muitos outros começam a se interessar, em pouquissímo tempo o hobbie deles se tornou em um clube secreto que semanalmente homens se encontravam no porão de um bar para agirem como animais, assim nasce o Clube da Luta.

Tyler Durden

 Agora você está pensando: então este é um filme que fala sobre lutas clandestinas? Na verdade não, só que não vou entrar em maiores detalhes para não dar um puta spoiler que pode estragar toda sua experiencia do filme, o Clube da Luta trata de temas bem mais inteligentes, ele faz uma critica pesada ao capitalismo e ao consumismo desnecessário, Tyler sempre menciona que estamos presos a empregos que odiamos para comprar coisas que não precisamos e o que nos define não é a roupa que usamos, o carro que dirigimos ou quanto temos em nossas contas bancarias.

 O Clube da Luta seria uma forma das pessoas se despreenderem dessa realidade capitalista, neste local os homens agem apenas por instinto, agindo como primatas caçando e conseguindo apenas o que é necessário para sobreviver, se desprendendo de coisas materiais ou status sociais que no final de suas vidas não terão valor algum.

Bora fazer sabonetes

 O filme tem um enredo complexo e possui um plot twist no final que faz repensar tudo o que assistiu, fazia muito tempo que minha cabeça não explodia com uma mudança tão bem elaborada na narrativa, é um daqueles filmes que você vai querer rever várias vezes para entender toda a narrativa que foi explicada no final, e se surpreender como faz total sentido (não vou entrar em detalhes, veja o filme e fique de queixo caido quando descobrir).

 Em quase todas as cenas do filme aparece um copo de café expresso do Starbucks (a maior loja de conveniencia dos Estados Unidos), outra sacada genial para fazer uma critica ao consumismo.

 Assim como o personagem principal, a cidade não possui um nome, é uma sacada bem bacana para que os espectadores se indentifiquem melhor com a história, ele é descrito muitas vezes como um "homem comum", e tudo o que acontece com ele pode acontecer com qualquer um.

Jared Leto também faz parte do elenco

 O filme é baseado no livro de mesmo nome escrito pelo estadunidense Chck Palahniuk em 1996, foi distribuido pela Fox e contou com um orçamento de 63 milhões de dólares, o filme chegou a faturar 101 milhões, sem contar o que a Fox gastou com publicidade o filme não foi muito rentável, um roteiro complicado, diversas criticas ao excesso de violencia no filme e uma censura muito alta foram apenas alguns dos motivos que contribuiram para o filme não ser um blockbuster, quem assistiu e compreendeu a narrativa ama este filme e considera um dos melhores feitos até hoje.

 Clube da Luta faz criticas construtivas mas por ter um enredo complicado há sim pessoas que podem interpretar uma mensagem errada do filme, o longa não prega a anarquia e nem diz para você montar um grupo de boxe clandestido para agir como animais, por isso é aconselhavel apenas para maiores de 18 anos e que tenham uma mente aberta para as opiniões mais adversas e uma cabeça muito forte para não ser influenciado por uma mensagem errada do filme.

 Aconselho assistir o filme mas não procurar muitas informações sobre ele para não receber nenhum spoiler, é sério, a reviravolta do enredo vai te fazer aplaudir este filme de pé.