Dica de Filme: Não Pare na Pista


 Paulo Coelho é o mais importante escritor brasileiro, suas obras são lidas no mundo inteiro e tão fantástico quando suas obras é sua propria história de vida, muitas vezes suas experiências são retratadas em suas obras mas pela primeira vez o escritor teve sua história transformada em uma longa metragem.



 Cheguei recentemente a fazer uma postagem falando sobre O Alquimista, caso queira dar uma lida clique aqui, vale dar uma conferida porque o livro é frequentemente citado durante o filme.

Paulo Coelho jovem

 Não Pare na Pista: A Melhor História de Paulo Coelho foi lançado em 2014, o filme aborta três fases da vida do escritor: sua infância no qual tentava correr atraz de seu sonho de ser escritor enquanto era reprimido pelos seus pais; durante a fase adulta em que trabalhou com o Raul Seixas, começou a escrever e descobriu a Lei de Thelema; e por ultimo uma linha temporal mais recente no qual refez o caminho de Santiago ao lado de sua esposa.

 O filme é muito bem feito e tem uma fotografia muito bonita, no entanto a narrativa não segue uma linha temporal cronológica, o que pode causar uma certa confusão para quem não conhece nada sobre a vida do autor, os eventos não são muito bem explicados antes de serem inseridos na narrativa do filme, caso tenha lido alguns livros do autor ou pesquisado antes pode facilitar o entendimento do enredo.

Paulo Coelho e Raulzito Seixas

 A trilha sonora do filme é bem bacana, em sua predominancia são músicas compostas entre o Paulo Coelho e o Raul Seixas, toca Os Mutantes também, um ponto positivo para o filme, apesar de já previsível.

 Paulo Coelho em sua infância é interpretado pelo Ravel Andrade, já em sua fase adulta o escritor é interpretado pelo Júlio Andrade,  no qual quando é mostrado o escritor mais velho é usado uma mascara e muita maquiagem, apesar de ter sido muito elogiado eu não curti, achei muito falso a maquiagem, não me convenceu nem um pouco.

 O filme foi distribuido pela Sony Pictures e custou modestos R$ 12 milhões (como é de costume nestes filmes nacionais os 5 minutos iniciais são só mostrando os patrocinadores), uma grana bem investida para um filme muito bacana.


Essa maquiagem não me convence

 Não Pare na Pista é um excelente filme apesar de ter uma narrativa confusa, a fotografia é belissima e o enredo te cativa apesar de não se aprofundar muito nos acontecimentos, talvez tenha achado tudo isso porque sou muito fã do autor, mas acredito que o filme possa sim agradar quem ainda não conhece o Paulo Coelho, um excelente insentivo para leitura também.

 Para quem quiser após ter assistido o filme e se aprofundar ainda mais, recomendo ler três livros que estão fortemente inseridos no contexto da narrativa e enriquece ainda mais o conteudo:

 O Alquimista como já havia mencionado na postagem sobre o livro fala sobre seguir seus sonhos independente dos obstaculos e quando você quer algo de coração o universo vai conspirar ao seu favor; Veronika Decide Morrer relata quando o Paulo Coelho tentou se matar e depois foi internado em um hospital psiquiatrico como é mostrado no filme; e por fim, O Aleph, no qual o Paulo Coelho relata que após sofrer uma crise de fé ele decide viajar pelo mundo em busca de uma renovação, como é mostrado no filme também.