Jogue Agora: Super Mario 64


 Muitas franquias não sobrevivem com o passar das gerações, se adequar e adaptar com o mercado não é uma tarefa fácil, quando Mario chegou no mundo 3d ele não se adaptou, ele praticamente criou um novo gênero, Super Mario 64 é o pai dos jogos de aventura em três dimensões e uma aula de originalidade e inovação.

 Super Mario 64 é o game mais vendido do Nintendo 64 com mais de 12 milhões de cópias, um número relativamente baixo comparado a outros jogos do encanador mas vale lembrar que o aparelho da Big N foi ofuscado pelo poderoso Playstation da Sony.

Bora salvar a princesa!

 No game Mario é convidado pela princesa Peach para ir em seu castelo comer um bolo que ela preparou, no entanto ao chegar lá ele descobre que a princesa foi sequestrada pelo Bowser (nossa que inusitado) que também roubou as 120 estrelas mágicas do castelo, agora cabe ao Mario recuperar todas as estrelas e salvar a princesa Peach.

 Diversos jogos tentaram migrar do 2d para o 3d e falharam miseravelmente, Shigeru Miyamoto sempre foi um grande visionário e sabia que era impossível fazer uma conversão fiel, era preciso adaptar a jogabilidade e inovar, Mario ganhou diversos novos comandos como chutar e dar um segundo pulo apoiado nas paredes, tudo funcionou brilhantemente e ainda sim não se desvirtuou.

"Nhac Nhac"

 O game também se diferencia pelo número de fases, ao invés de termos centenas de cenários diferentes temos apenas 15 fases, na minha opinião esse é um dos pontos mais fortes do jogo, em cada fase encontramos cerca de 7 estrelas e os objetivos são bem variados (derrotar algum Boss, pegar todas as estrelas vermelhas, apostar uma corrida, encontrar algum caminho secreto, etc), pelo número pequeno de fases elas são bem grandes e insentivam demais a exploração.

 O game foi um dos precursores no uso da câmera livre nos videogames, nossa visão é atravez da filmadora do Lakitu, o personagem acompanha o Mario o tempo todo como se estivesse filmando ele, apesar de inovador essa câmera do jogo é um dos maiores defeitos, quem jogou Super Mario 64 passou muita raiva com essa câmera.

Cuidado com a cabeça

 A trilha sonora do jogo é perfeita, uma das melhores dos jogos do Mario, é incrível como elas se encaixão nos momentos certos, esse game foi o primeiro também que conseguimos ouvir a voz do encanador italiano (dublado pelo Charles Martinet que também dupla o Toad, Luigi, Wario e diversos outros personagens da serie).

 Considero este um dos jogos mais difíceis do personagem, requer muita habilidade para dominar os controles bem, fora a câmera que não ajuda e o controle do Nintendo 64 é um dos controles mais desconfortáveis da história dos videogames, se você quer completar o jogo pegando todas as 120 estrelas se prepare, não é uma tarefa fácil (e eu ainda não consegui).

Pingu?

 Se quiser jogar Super Mario 64 hoje em dia não é preciso ter um N64 com o cartucho, o game está disponível no Virtual Console para o Nintendo Wii U e também recebeu uma versão para o Nintendo DS chamado de Super Mario 64 DS com Yoshi e Luigi como personagens jogaveis, é claro, você ainda pode usar os emuladores.

 Super Mario 64 foi um game revolucionário, conseguiu impedir que o Nintendo 64 fosse um total fiasco e é considerado um dos melhores games de toda a história, vale muito a pena jogar e se gosta de desafios, vai atraz das 120 estrelas.