Dica de Filme: Taxi Driver


 Já é clichê eu dizer que o Martin Scorsese é um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos, mas ele é mesmo! Um de seus filmes mais famosos e polemicos é sem duvida Taxi Driver, o longa além de elevar ainda mais a moral do Scorsese também contribuiu para Robert De Niro e Jodie Foster alcançarem o topo da fama.

 Taxi Driver foi lançado em 1976, o filme custou cerca de $1.3 milhões de dólares e faturou $28.3, além da direção de Martin Scorsese o filme teve os roteiros do Paul Schrader e foi distribuido pela Columbia Pictures.

You Talkin' to me?

 Travis Bickle (Robert De Niro) é um ex-fuzileiro naval que agora vive em Nova York, o rapaz de 26 anos sofre de insônia e então decide arrumar um emprego como taxista noturno, ao viajar pela cidade ele constantemente se depara com diversos crimes, prostituição e tráfico de drogas.

 A vida de Travis muda radicalmente quando ele conhece Iris (Jodie Foster), uma prostituta de 12 anos de idade, é então que o taxista se torna obcecado em salvar a garota e dar um fim nos cafetões.

Travis e Betsy

 Taxi Driver é um filme com um enredo pesado, o protagonista tem uma visão fascista e a Nova York mostrada no filme é bem decadente, Travis durante boa parte do filme é visto apenas como um espectador até que em determinado momento o personagem se revolta e passa a fazer justiça com as proprias mãos, as conseguencias para sua anarquia são severas e o filme tem um final que pode ser interpretado de inumeras maneiras.

 Infelizmente em 1981 um rapaz chamado John Hinckley Jr. tentou assassinar o Presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan (40° Presidente dos Estados Unidos, governou de 1981 há 1989), segundo o próprio John, ele era fissurado neste filme e o atentado segundo ele foi para tentar chamar a atenção da atriz Jodie Foster na qual o rapaz era obcecado, inclusive ele chegou a imitar o moicano do Travis Bickle.

Iris e Travis

 Taxi Driver recebeu altissimas nos sites de crítica, pelo IMDB recebeu 8,4/10, 98% da crítica do Rotten Tomatoes e 93% da audiencia e pelo Metacritic ganhou a nota de 93/100 da crítica e 7.5/10 dos usários.

O filme possui um enredo denso mas muito bem construido, a atuação do Robert De Niro e da Jodie Foster são excelentes, para quem é fã do Scorsese é um titulo obrigatório, apesar de um pouco antigo o filme tem um ótimo ritmo e com certeza vai lhe surpreender.