Doctor Who - Under The Lake (Crítica)


 Enfim o terceiro episódio da nona temporada de Doctor Who, Under The Lake foi escrito pelo Toby Whithouse e é mais um daqueles típicos episódios da serie que se passam dentro de algum tipo de nave/submarino/etc, parece que é obrigatório ter pelo menos um episódio assim por temporada de DW, vamos a crítica então, lembrando que esse post tem spoilers.

 Toby Whithouse já escreveu o roteiro para diversos episódios de Doctor Who, destaque para o terceiro episódio da segunda temporada, intitulado School Reunion no qual mostrava o Doctor (David Tennant) se reencontrando com sua antiga companion Sarah Jane Smith (Elisabeth Sladen) e seu robô cachorro K-9, um dos mais memoraveis episódios de toda a serie.

É treta?

 Doctor (Peter Capaldi) e Clara (Jenna Coleman) acabam parando dentro de uma base submarina do século XXII em que seus tripulantes estão estudando uma misteriosa nave espacial que foi encontrada, acontece que um a um as pessoas lá estão desaparecendo e sendo transformadas em uma especie de "fantasmas".

 Um típico episódio de Doctor Who em que o viajante do tempo e sua companheira acabando ficando presos em uma base e um a um dos tripulantes vai desaparecendo, não sei porque mas isso me lembra muito Star Trek, alías como morria gente lá na Enterprise ein? O capitão Kirk e o Spock demoravam a salvar os tripulantes e só ia diminuindo as pessoas por lá, eu sempre ficava pensando: e se um dia não sobrar ninguém por lá... ta eu to fugindo do foco, desculpa.

Ghostbusters?

 Under The Lake na minha opinião foi um episódio bem fraco, o roteiro é pouco inovador e os vilões não são tão bacanas assim, já era óbvio que não eram fantasmas de verdade e que teria uma lógica para tudo isso, no entanto as explicações para mim foram bacanas e até consegui curtir.

 Esse negocio de mostrar os vilões e nós fazerem acreditar inicialmente que são fantasmas me lembrou demais o episódio The Unquiet Dead, escrito pelo Mark Gatiss (terceiro episódio da primeira temporada, na época que o Christopher Eccleston era o Doctor, 10 anos atraz, é faz tempo), aquele episódio apesar de fraco conseguiu me divetir muito mais que este, realmente ficou a desejar.

 Para meu desanimo o enceramento do arco ficará para a próxima temporada, novamente eu não consigo ver necessidade de prolongar a história por dois episódios, um bom e unico episódio seria o suficiente mas eles querem arrastar ainda mais.

Moffat salve o Doutor

  Esse foi pra mim até o momento o pior episódio dessa nova temporada, um enredo muito desgastado na serie, vilões sem importancia e personagens genéricos, tenho fé que a temporava vai evoluir muito daqui pra frente ainda mas não aposto minhas fichas no quarto episódio, já como ele vai concluir o arco que se iniciou neste episódio, no entanto ele pode apresentar uma nova pespectiva para Under The Lake e quem sabe fazer este episódio ter um valor maior, resta aguardar até a próxima semana.

 Preview do próximo episódio: