Duro de Matar, o Melhor filme para se assistir no Natal

 Duro de Matar (Die Hard no original) é um clássico do cinema de ação e se você assim como eu adora ver filmes nessa época natalina o filme é obrigatório, se você ainda não conhece então se prepare para ser apresentado ao policial John McClane (Bruce Willis), o policial mais canastrão e carismático do cinema (ou pelo menos um dos maiores).


duro de matar
 O filme foi lançado em 1988, com direção de John McTiernan (Predador), os roteiros são de Steven E. de Souza e Jeb Stuart, o filme se trata de uma adaptação do romance Nothing Lasts Forever do escritor estadunidense Roderick Thorp (futuramente foi reeditado com o titulo de Duro de Matar, além de facilitar o vinculo com o filme evita que as pessaos confundam romance com outro livro escrito pelo Sidney Sheldon ou aquela música do Maroon 5).

 Duro de Matar foi distribuido pela Fox e teve um orçamento de 28 milhões de dólares, faturando cerca de 141 milhões, uma pequena curiosidade é que o prédio em que se passa o filme, chamado Fox Plaza é a sede do estúdio, na época o prédio ainda estava em construção, tornando o local ideal para as gravações.

duro de matar
Agora eu tenho uma metralhadora! Ho! Ho! Ho!

 O policial nova-iorquino John McClane (Bruce Willis) chega a Los Angeles para visitar sua esposa Holly Gennero McClane (Bonnie Bedelia), McClane então é convivado a ir para a festa de natal das empresas Nakatomi no Nakatomi Plaza, o problema é que o predio é invadido por terroristas alemães que tomam todos os funcionários como refens e cortam qualquer possibilidade de pedir socorros, então McClane é o único que pode salvar todo mundo e terá que resolver tudo sozinho e descalço!

 O filme é genial e possui tudo que um bom filme de ação precisa ter, explosões, tiroteios, piadas sarcásticas e altas confusões, John McClane é ao mesmo tempo caça e caçador e ele precisa se desdobrar ao máximo para salvar o Natal dos funcionários da Nakatomi e de sua esposa.

duro de matar
Cena clássica dos Dutos de Ar

 Duro de Matar ao mesmo tempo que consegue ser emocionante e te fazer vibrar com as loucuras do John McClane te faz se sentir angustiado por toda aquela situação de tensão, afinal se trata de um sequestro em plena véspera de Natal.

 Só não consigo entender o que os funcionários da empresa estavam fazer lá até tão tarde em plena véspera natalina, ta certo que depois eles iram pra casa e tudo mais mas poxa, eles não tem familia? Natal é para se passar em família e essa é a maior lição do filme, fique no seu trabalho até tarde em véspera de Natal que você corre o risco de ser sequestrado por terroristas alemães.

duro de matar
Yippee Ki Yay!

 Duro de Matar possui uma nota de 92% da crítica do Rotten Tomatoes e 94% da audiência, no Metacritc o filme recebeu 70 pontos da crítica e 5.9 da audiência.

 Se você curte filmes de ação no melhor estilo dos anos 80/90 Duro de Matar é uma excelente opção, e se procura um bom filme com temática natalina não perca seu tempo assistindo Esqueceram de Mim ou Herói de Brinquedo, essa vai ser sua melhor escolha! E boas festas!