Sega Saturn: O Videogame da Sega que Não deu certo

 Ta bem, eu sei que muita gente pode ficar ofendida com o título da postagem mas convenhamos o Sega Saturn trouxe um prejuizo de mais de 1 bilhão de dólares para a Sega, a empresa cometeu diversos erros desde o lançamento do console e acabou culminando no maior fiasco da empresa, teve bons jogos? Sim, mas não conseguiu salvar o aparelho que tinha um grande potencial mas acabou ficando no esquecimento.

sega saturn
 Na década de 90 o Super Nintendo e o Mega Drive (Sega Genesis como é conhecido nos Estados Unidos e Canadá) disputavam fervorosamente o mercado de videogames, apesar do SNES ter vencido por pouco essa dispulta no final do confronto a Sega estava conseguindo vender melhor que a Nintendo, o que ela fez então? Aposentou seu Mega Drive que estava no auge, isso acabou irritando muitos fãs e desenvolvedores de games, para se ter uma ideia o Sega 32x foi anunciado 1 ano antes da Sega anunciar o Saturn e falar que vai aposentar de vez o Mega Drive, e quem comprou o Mega Drive? O Sega CD? O Sega 32x? Iria ficar na mão, simples assim.

sega saturn
Nights, um dos jogos mais lembrados do Sega Saturn

 A Sega cometeu um erro gravissímo duas vezes com o Sega Saturn, a empresa temia tanto o Playstation da Sony que acabou lançando seu videogame antes do concorrente no Japão, acontece que por adiantar o lançamento do aparelho não tinha jogos no mercado, quem comprou o aparelho no lançamento ficou durante um longo hiato sem poder comprar novos jogos (era jogar Virtua Fighter ou Virtua Fighter), como se um erro não fosse o bastaten a Sega fez a mesma cagada nos Estados Unidos e o filme lá já estava muito queimado porque o publico americano estava consumindo muito o Mega Drive.

 Outra grave falha do aparelho era seu hardware, o aparelho a principio teria como foco os jogos 2d com uso de sprites e gráficos 3d simples, acontece que com o anuncio do Playstation a Sega resolveu apostar nos games em 3d, para isso a empresa colocou mais 2 processadores no aparelho (um para gráficos 2d e outros dois para gráficos 3d) tornando uma terefa muito complicada desenvolver jogos para o console, muitos games que foram portados para o Sega Saturn precisaram ser refeitos do zero, e com o passar do tempo as empresas passaram a ignorar o Sega Saturn, era muito complicado desenvolver jogos para ele e não compensava afinal o aparelho estava de mal a pior (vocês podem notar que é mais fácil encontrar emulador de Dreamcast ou Game Cube que rode bem do que um emulador de Sega Saturn).

sega saturn
Sonic X-Treme seria a grande salvação do aparelho?

 Sabe o que não pode faltar em um console da Sega? Se você pensou em um grande jogo do Sonic acertou, e quer saber? O Sega Saturn não teve um grande jogo do ouriço azul, apenas ports dos jogos do Mega e alguns outros que não foram marcantes, a grande promeça seria o Sonic X-Treme que poderia bater de frente com o Super Mario 64 e o Crash Bandicoot, acontece que o game teve vários problemas no desenvolvimento e acabou sendo cancelado, Shenmue inicialmente seria desenvolvido para o Saturn também mas o projeto acabou sendo arquivado para o Dreamcast, como hoje sabemos que Shenmue foi a cereja do bolo para a Sega abandonar o ramo de consoles foi até bom o jogo não ter sido lançado na época.

 O console teve games como Nights into Dreams e Panzer Dragoon mas eles não tinham o mesmo apelo que o Sonic, apesar de serem muito bons, com a falta de games no aparelho diversos jogos de Arcade foram portados e na minha opinião esse é o ponto mais forte do console, Virtua Fighter, Virtua Racing, Daytona USA e milhares de jogos de luta foram portados para o Sega Saturn, um ponto muito forte e diga-se de passagem é que este é um dos, senão o melhor videogame para jogos de luta, é muito bom mesmo.

sega saturn
Virtua Fighter, o queridinho do Sega Saturn

 O aparelho inicialmente era mais caro que o Playstation, custava cerca de 399 dólares contra 299 do console da Sony, no final da vida do aparelho tinha lugares que vendia o Sega Saturn a 100 ou 75 dólares, nem assim o videogame conseguiu ser salvo.

 Apesar de um fracasso comercial o Sega Saturn tem muitos (muitos mesmo) jogos bons, os games em 2d do aparelho no geral são superiores ao do concorrente, Megaman X4 ou Castlevania Symphony of the Night precisam ser jogados no Saturn, o videogame tinha até mais potencia que o Playstation (e inferior ao Nintendo 64) mas por ser tão difícil de programar os games aparentavam ser inferiores.

 A maior ironia dessa história toda é que a Sega nunca conseguiu vender bem no Japão, com o Sega Saturn foi ao contrario, nos comerciais por lá era apresentado um personagem chamado Segata Sanshiro que fez o maior sucesso, vai entender né?

 Pra resumir o Sega Saturn é um excelente aparelho que só deu errado por culpa da propria Sega, vale muito a pena conhecer o console e há vários e vários jogos bons, poderiamos dizer que a Sega estava cega (A Praça É Nossa me aguarde).