Superman: O Homem de Aço - O quadrinho que definiu o Super-Homem moderno

 O Superman é o super herói mais antigo dos quadrinhos, seu surgimento marcou o inicio da Era de Ouro dos quadrinhos e por ser um herói tão antigo ele precisava ser reformulado com conceitos mais atuais, coube a John Byrne então escrever Superman: O Homem de Aço, hoje, 30 anos depois esta obra ainda é a mais importante para influenciar os conceitos do filho de Krypton em suas histórias.

superman: o homem de aço
 John Byrne que havia acabado de sair da Marvel recebeu uma grande responsabilidade: reformular o herói mais famoso da DC Comics! E não é que ele conseguiu? Superman: O Homem de Aço recontou as primeiras aventuras do filho de Krypton como defensor da terra, seu relacionamento com Lois Lane, Lex Luthor e o Batman, foi Byrne que criou todo o visual de Krypton que inclusive o filme Man of Steel se baseou completamente.

 Em Superman: O Homem de Aço toda a super família desaparece, Kal-El volta a ser o último filho de Krypton (apesar que a Kara e o Superboy retornam pouco tempo depois), a relação entre Clark Kent e seus pais adotivos é muito melhor explorada, nas histórias iniciais o casal Kent apenas encontra o bebe Kal-El e o leva para um lar adotivo e em outras histórias os Kent retornam para esse lar adotivo para adotar o pequeno garoto, nesse enredo o relacionamento deles é mais intenso, o velho casal passa grandes ensinamentos que futuramente formaram o carácter do Superman.

superman: o homem de aço
Superman e Batman
 No entanto nem tudo são flores nesse relacionamento de Superman e John Byrne, todo mundo se lembra com carinho da fase inicial do Homem de Aço e tenta esquecer as maluquices que Byrne fez com o Superman, para vocês terem uma ideia o Superman quase, quase participou de um filme pornô, não foi a primeira vez que John Byrne colocou suas fantasias nos quadrinhos e com certeza deu muita dor de cabeça para a DC, hoje esse momento é lembrado como uma das passagens mais bizarras do Superman na história.

 Deixam as bizarrices de lado o quadrinho Superman: O Homem de Aço não está datado, é claro que alguns conceitos podem parecer um pouco bobinhos hoje mas caia entre nós, a obra foi escrita a 30 anos atrás, o mundo era outro, mesmo assim vale demais a pena conhecer essa HQ fantástica, foi o marco de novas histórias e reformulações na DC Comics, logo em seguida tivemos Batman: Ano Um do Frank Miller e muita coisa bacana.

superman: o homem de aço
Encadernado nacional do Homem de Aço
 Vale ressaltar também os desenhos de Dick Giordano, seus traços nos remetem a uma imensa nostalgia e ainda sim são muito bem feitos, o casamento dessa bela arte com os argumentos de Byrne fizeram esse quadrinho entrar para a história.

 Inicialmente Superman: O Homem de Aço foi publicado aqui no Brasil em 6 volumes e depois compilado em um encadernado, ambos são muito complicados de serem encontrados mas a Eaglemoss irá republicar em breve essa história em sua coleção de Graphic Novels da DC Comics, vale a pena adquirir esse volume mesmo que não queira colecionar toda a coleção.