Superman Condenado: Herói ou Vilão? Salvador ou Destruidor?

 Superman Condenado foi uma grande saga dos novos 52 que chegou aqui no Brasil em um formato encadernado dividido em duas edições, durante os meses de julho e agosto de 2015 as publicações mensais da revista do Superman foram interrompidas para dar espaço a esse mega arco, terminei de ler recentemente e gostaria de falar um pouco sobre este quadrinho.



superman condenado
 Os roteiros de Superman Condenado foram escritos por Greg Pak, Charles Soule e Scott Lobdell, já as artes ficaram por conta de Tony S. Daniel, Aaron Kuder, Ken Lashley e Scott Kolins, cada volume custa cerca de 28 reais e podem ser encontrados na Comix (tem disponível para compra o combo com as duas edições, clique aqui e confira).

 A terra está sendo ameaçada pela presença de Apocalypse, por onde o mostro passa ele deixa um rastro de destruição, cabe então ao Homem de Aço por um fim de uma vez por todas na ameaça, é então que as coisas se tornam cada vez piores, após derrotar o vilão Superman acaba sendo infectado e pouco a pouco ele começa a se tornar o próprio mostro que havia derrotado, enquanto Superman tem seu dilema de Médico e Monstro o mundo está prestes a ser ameaçada por uma criatura ainda mais ameaçadora.

 Superman precisará controlar o monstro dentro de si para salvar a terra e não partir o planeta inteiro em pedaços.

superman condenado
Apocalypse e Mulher Maravilha
 Superman Condenado é uma continuação direta das revistas mensais de Superman, Superman/Mulher-Maravilha, Universo DC, dentre outros, portanto eu recomendo que quem tiver o interesse em ler essa saga que pelo menos pesquise o que ocorreu antes de Superman Condenado para não ficar boiando no que aconteceu com o Superman, Mulher-Maravilha, Lana Lang, Lois Lane e outros personagens antes dos eventos, esse alias é um ponto negativo na minha opinião, os encadernados poderiam ter uma sinopse explicando os acontecimentos que levaram aos eventos atuais, isso poderia atrair novos leitores que não tem acompanhado as mensais do Homem de Aço.

 Superman Condenado não deve ser visto como um arco fechado e sim uma continuação direta mas mesmo assim toda oportunidade de ganhar novos leitores deve ser aproveitada, eles não aproveitaram esta.

superman condenado
Superapocalypse
 Apocalypse finalmente está ganhando destaque novamente, um vilão muito bacana que por muitos anos ficou no esquecimento (no começo do ano passado eu fiz uma lista com os 5 maiores vilões do Superman e coloquei ele lá, clique aqui para ler, apesar que se fosse refazer essa postagem eu mudaria a lista).

 Superman Condenado conta com a participação constante da Mulher Maravilha, Batman, Aço e algumas partes bem bacanas com o Caçador de Marte e o Ciborgue, outros personagens da DC também fizeram algumas pontas bem legais no decorrer do quadrinho.

 Diria que o ponto mais negativo da saga foi na escolha de alguns dos desenhistas, há desenhistas ótimos e outros que deixaram a desejar, passando algumas paginas podemos mudar da água para o vinho e vice versa,

superman condenado
Mulher Maravilha e Superbarbudo
 Outro ponto que me incomodou um pouco foi o tamanho da saga, ela poderia ter sido um pouco mais curta e pelo tamanho acaba tornando a leitura um pouco cansativa.

 Superman Condenado colocou um ponto final em diversas tramas que estavam sendo desenvolvidas nas mensais do Superman e confesso que até me surpreendeu, não espere um quadrinho épico mas ele consegue ser honesto e te divertir bastante, uma boa pedida para quem quer ver uma trama diferente do filho de Krypton.