Batman: Ano Um, Clássico do Frank Miller e David Mazzucchelli (Crítica)

 Batman: Ano Um é um daqueles quadrinhos que estão sempre na lista de melhores HQs do Batman (junto com Cavaleiro das Trevas, também do Miller), o motivo? Não é só um dos melhores quadrinhos do Batman e sim um dos melhores da DC Comics, minto, um dos melhores quadrinhos de super-heróis já feitos até hoje.


batman: ano um
 Batman: Ano Um foi publicado originalmente em fevereiro de 1987. depois que Superman teve sua origem recriada um ano antes por John Byrne (clique aqui para ler a resenha) chegou a vez do vigilante de Gotham receber sua reformulação, essa importante tarefa foi entregue a Frank Miller, o homem que reformulou e salvou o Demolidor escrevendo histórias como O Homem Sem Medo e A Queda de Murdock (leia sobre).


 Os argumentos de Frank Miller foram complementados pela arte magistral de David Mazzucchelli que já havia trabalhado com Miller na Queda de Murdock.
 Vale citar que antes de escrever Batman: Ano Um Miller já havia escrito e desenhado o quadrinho mais famoso e querido do morcego: O Cavaleiro das Trevas.

batman: ano um
Bruce Wayne
 Em Batman: Ano Um seguimos duas narrativas que seguem praticamente em paralelo, a primeira é Bruce Wayne voltando a Gotham após 12 anos e começando a lutar contra o crime organizado como Batman e  a segunda é o Detetive James Gordon recém transferido para o departamento de policia de Gotham, aonde ele precisará lidar com policiais corruptos, uma cidade controlada pela máfia, caçar o vigilante e ainda lidar com a gravidez não planejada de sua esposa (eu assim como muitos achou a narrativa do Gordon muito mais profunda e melhor explorada, creio que foi totalmente proposital por parte do Frank Miller se focar mais no detetive, assim ele conseguiu humanizar melhor a história e tornar o Batman mais misterioso e fantástico).

 Na narrativa também acompanhamos Selina Kyle iniciando sua vida de criminosa como Mulher-Gato e Harvey Dent como promotor de justiça, antes de se tornar o sociopata Duas Caras.

batman: ano um
Edição DC Grandes Clássicos da Panini
 Batman: Ano Um é um dos quadrinhos mais divertidos que você pode encontrar no mercado, leitura obrigatória para novos e antigos fãs do cavaleiro das trevas, vale citar que recentemente foi lançado uma animação baseada nesse quadrinho, foi fielmente retratada e vale demais a pena assistir.

 Encontrar o quadrinho não é uma tarefa complicada, afinal é sempre relançada devido ao alto número de vendas, Batman: Ano Um está com relançamento em pré venda na Comix, da pra comprar lá e aproveitar o desconto da pre-order.