Dicas de como organizar e cuidar dos seus Quadrinhos

 Graças ao cinema os personagens de quadrinhos estão cada vez mais ganhando atenção, o que acaba atraindo novos leitores para o vasto e infinito mundo das HQs, eu já coleciono quadrinhos a alguns bons anos mas foi somente a pouco que retomei esse gosto a todo vapor, acabei pesquisando diversas dicas de como organizar e cuidar dos quadrinhos e quero compartilhar com os novos admiradores desse hobbie para que evitem dores de cabeça na hora de guardar suas coleções.


 A primeira coisa que precisa ter em mente é que seus quadrinhos não são iguais, cada tipo de material e impressão precisa de um cuidado diferente, e ser uma pessoa relaxada e desorganizada é a chave para uma bela coleção ser destruída completamente.

 Portanto preste bastante atenção para não cometer erros que podem ser fatais, acreditem em mim, eu já perdi quadrinhos e sei como isso dói mas como diz o velho ditado "é fazendo merda que a gente aduba a vida" não é mesmo?

A esquerda meus quadrinhos mensais de Superman (Novos 52) e a direita mensais avulsos
1 - Não guarde seus quadrinhos em gavetas e armários:
 É sério gurizada! Não coloque seus quadrinhos em guarda-roupas, armários, gavetas ou qualquer local fechado, seus quadrinhos precisam de ar e luz, quando era criança eu guardei uma coleção que tinha de Chonchu (um mangá coreano bem bacana) em uma gaveta e ficou lá por bastante tempo, quando fui olhar eu vi que uma traça tinha comido minha coleção inteira, tive que jogar o material fora, as traças são as maiores vilãs dos colecionadores, portanto todo cuidado é pouco.

 Se por acaso não tiver outra alternativa e precisar colocar em algum guarda-roupa por exemplo eu recomendo deixar o local aberto sempre que possível, fazendo uma limpeza semanal (no mínimo).

2 - Como guardar e cuidar dos seus quadrinhos mensais:

 Como vocês viram na imagem acima, os mensais diferente dos quadrinhos de capa dura e cartonada eu deixo deitados, assim eu evito dobras e orelhas no material, recomendo usarem sacos plásticos para guardarem suas revistas, assim vocês evitam poeira, traças e qualquer outro tipo maldição do exu que possa danificar sua coleção.

 Comprei sacos plásticos para fichário (sem furos), há saquinhos próprios para guardar quadrinhos mas os que tenho aqui me atendem perfeitamente.

 Ah! Um detalhe importante: se você colocar seus quadrinhos virados para a mesma posição com o tempo pode acabar entortando eles, o ideal é colocar um quadrinho virado pra cima e outro de cabeça pra baixo, assim todo o seu material ficará reto e sem nenhum dano.

3 - Quadrinhos de Capa Dura e Cartonados:

 Os quadrinhos de capa dura e cartonados foram feitos para ficarem em pé, se você quiser pode inclusive colocar sacos plásticos nos cartonados mas não coloque plásticos nos seus quadrinhos de capa dura, o material em que eles são impressos é completamente diferente e fazendo isso você pode destruir toda a impressão, apenas os coloque expostos em um ambiente que circule bastante ar.

 Recomendo pelo menos duas vezes por semana passar um espanador de pó nos seus quadrinhos para tirar a poeira e mais ou menos uma vez por mês os retirar das estantes para limpar completamente o local.

 Sei que da trabalho mas sempre que possível, tire os quadrinhos dos saquinhos para pegar um pouco de ar, se tiver uma coleção muito grande vai fazendo isso aos poucos, o importante é não deixar de fazer.

4 - Cuidado com o sol e umidade:

 A luz direta pode estragar a impressão dos seus quadrinhos e danificar toda a coloração, é importante que estejam em um local iluminado mas que não pegue uma luz direta muito forte, aqui no meu quarto por exemplo na manhã a luz entra completamente no meu quarto, portanto eu uso uma cortina pela manhã e a tarde quando a luz não é direta eu deixo a janela completamente aberta.

 Assim como muito calor a umidade e frio também pode danificar seus quadrinhos, em temporadas chuvosas é necessário prestar muito mais atenção na sua coleção, para evitar mofos e danos por umidade eu recomendo que usem nos seus quartos giz escolares, sal grosso e/ou desumidificadores de ar (todas as opções evitam o excesso de umidade no local, os desumidificadores são os mais recomendáveis e podem ser encontrados em supermercados).

5 - Não tenha receio de dedicar tempo e dinheiro para cuidar da sua coleção:

 Já falei isso algumas vezes nessa postagem mas preciso voltar a frisar, como sabem eu também sou colecionador de videogames e action figures, e de longe a minha coleção de quadrinhos é a que me demanda mais tempo para organizar.

 Aprenda a ser uma pessoa organizada e higiênica, certa vez uma ex colega de trabalho me falou que se você manter seu quarto desorganizado toda sua vida também ficará, desde então eu sigo a risco o que ela me disse, quando você mantem tudo em ordem por alguma mágica do destino você consegue ser uma pessoa mais relaxada e com bem menos preocupações, fiquei tão viciado em limpeza que fico contando os dias para o final de semana para limpar tudo por aqui (não precisa ser maluco desse nível também).


 Tem mais alguma dica para cuidar dos quadrinhos ou curtiu o que eu passei aqui? Escreva ai nos comentários sua opinião, abraços!