Marvels: O Quadrinho que Consagrou Alex Ross!

 Em 1994 foi lançado a graphic novel Marvels, o quadrinho teve um impacto jamais visto antes na industria, trabalhando brilhantemente entre a fantasia e o realismo Marvels foi vencedor de três Eisner Awards (melhor minissérie, melhor ilustrador e melhor design de publicação) e ainda de quebra deslanchou a carreira de Kurt Busiek e Alex Ross.





 Marvels é dividido em quatro capítulos, todos tem como protagonista o fotógrafo jornalista Phil Sheldon, que acompanha o mundo virar de ponta a cabeça com o surgimento dos heróis, toda a narrativa é vista pelo ponto de vista de pessoas normais que precisam se adaptar a este novo mundo habitado por seres fantásticos.

 O quadrinho narra diversos momentos clássicos dos quadrinhos da Marvel com um novo ponto de vista, acompanhamos o surgimento do Tocha Humana (o original, não o do Quarteto Fantástico), a influencia do Capitão America durante a segunda guerra mundial, o ódio das pessoas com os mutantes, a morte de Gwen Stacy e vários outros momentos históricos.

Homi Aranha e o Piccolo

 Marvels é escrito por Kurt Busiek que anos depois veio a criar Astro City, os desenhos e pintura são de Alex Ross que na Marvel também trabalhou em Terra X, na DC Comics o artista chegou a trabalhar em quadrinhos como Superman Paz na Terra, Batman Guerra ao Crime e seu trabalho mais famoso: Reino do Amanhã (clique aqui para ler a resenha), do qual trabalhou em parceria com o Mark Waid.

A obra é uma verdadeira homenagem a Marvel mas até mesmo quem não é um grande entendedor da casa das idéias consegue se emocionar, é muito fácil nos sentirmos na pele do Phil Sheldon e esse é o ponto forte do quadrinho, todo o realismo que Marvels trouxe foi muito inspirador para os quadrinhos que saíram em seguida.

Capitão America em ação

 Comparando com Reino do Amanhã o quadrinho perde em praticamente todos os aspectos mas Marvels teve uma proposta original e ousada, este quadrinho tem seu charme particular e é uma ótima forma de inserir as pessoas no universo dos quadrinhos, mesmo quem não é fã do gênero não consegue deixar de admirar o realismo que Alex Ross traz para as páginas.

 Marvels pode ser encontrado na coleção de graphic novels da Salvat de capa preta, uma obra obrigatória para todo fã da Marvel.