Por que Lex Luthor é o Maior Vilão do Superman?

 Superman é o super herói mais antigo e também um dos mais poderosos dos quadrinhos, então porque seu maior inimigo não é o Darkseid ou Brainiac? Como Lex Luthor, um humano sem poderes ou um grande exercito pode bater de frente com o filho de Krypton? Entenda o porque nessa analise do personagem.





 Lex Luthor foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, surgiu pela primeira vez na Action Comics #23 em abril de 1940, de lá pra cá o personagem sofreu drásticas mudanças, de cientista louco há gênio do crime, vamos analisar a interpretação mais atual do personagem, a de mega empresário frio e calculista, esqueça também as adaptações para o cinema, vamos nos focar no Lex Luthor dos quadrinhos.

 Por que Lex Luthor odeia tão fervorosamente o Superman? Superman é um imigrante em nosso planeta, seus poderes são quase ilimitados e não existe ninguém no planeta que poderá para-lo caso o filho de Krypton decida se virar contra nós, outro argumento que Luthor sempre defende é que após o surgimento do Superman a humanidade se tornou dependente, a existência do Homem de Aço segundo ele impede que as pessoas caminhem com suas próprias pernas.

 Lex Luthor se vê como a verdadeira esperança para a humanidade, a todo custo ele tenta fazer com que as pessoas deixem de seguir o Superman para que ele seja o salvador, a maior motivação do ódio de Lex pelo Superman é que ele quer se tornar o Superman.

Luthor e Superman
 Outro detalhe importante na personalidade de Lex é que ele aparentemente é o único que consegue entender que Superman não é humano, Clark Kent certa vez mencionou em um quadrinho dos Novos 52 que ele sabe se comportar e pensar como um humano mas ele não consegue "sentir" o que os humanos sentem, apesar de tudo isso ele é muito mais humano que o próprio Lex, ele não sente remorso e não mede escrúpulos para alcançar seus objetivos, Lex Luthor é capaz de queimar uma cidade inteira só para provar seu ponto que o Superman é um inimigo.

 Além de muito rico e influente Lex Luthor também se provou muitas vezes um gênio da manipulação, ele tem um poder de persuasão quase que sobrenatural, em seus planos mirabolantes já foi capaz de enganar até Bruce Wayne e Billy Batson para lutar contra o Superman.

Luthor
 Lex Luthor também foi o responsável pela criação de dois dos maiores inimigos do Superman: Metallo e Bizarro, apesar da origem dos dois personagens ter sido drasticamente alterada durante os anos eles sempre estão ligados de alguma forma ao Lex Luthor.

 O herói e o antagonista são completos opostos, Lex é capaz de destruir qualquer pessoa para conseguir o que quer, Superman por sua vez sempre carrega o peso do mundo em suas costas, Luthor consegue seus objetivos através de ameaças e medo enquanto Superman inspira as pessoas a seguirem seus valores mais nobres.

 Imaginem que Superman é um elefante e Luthor uma abelha, o elefante pode tranquilamente esmagar a abelha mas se a abelha souber cravar seu ferrão no local certo é capaz de derrubar o elefante.

 Um personagem com uma mente brilhante, se Lex não fosse o sociopata que é seria capaz de se tornar um dos maiores bem feitores de toda a humanidade mas sua alma é sombria e corrompida, um personagem complexo e com um ódio incalculável.

 Se quiser ler um bom quadrinho sobre o personagem e aprender admira-lo eu recomendo Lex Luthor: Homem de Aço, escrito pelo Brian Azzarello e desenhado pelo Lee Bermejo, vale muito a leitura.