Batman: Silêncio, Jeph Loeb e Jim Lee em uma Grande Saga

 Para quem está acompanhando a coleção de Graphic Novels da DC feita pela Eaglemoss se deparou com Batman: Silêncio, dividido em duas partes, o quadrinho faz uma grande tour em toda a mitologia do vigilante mostrando grandes vilões e heróis em uma trama épica com grandes reviravoltas e surpresas.




 O quadrinho é escrito por Jeph Loeb (Batman: O Longo Dia das Bruxas) e desenhado pelo sul coreano Jim Lee (Superman: Pelo Amanhã), já a arte final fica por conta do Scott Williams e a coloração pelo Alex Sinclair, o arco é dividido em 12 capítulos e foi publicado originalmente entre dezembro de 2002 há novembro de 2003.

 Um grande plano cuidadosamente orquestrado começa a entrar em ação, aonde heróis e vilões do Batman estão sendo cuidadosamente manipulados, na trama o Batman precisará lutar contra o Crocodilo, Hera, Espantalho, Charada, Arlequina, Coringa e até mesmo o Superman.

Vilões do Batimá

 Batman será atormentado pela morte de Jason Todd, o acidente com Barbara Gordon e diversos outros traumas do passado, ao mesmo tempo o relacionamento com a Selina Kyle, a Mulher Gato, vai ficando cada vez mais intenso, e o vigilante precisará dar o melhor de si para descobrir quem é o arquiteto que vem manipulando todos a sua volta.

 O roteiro escrito pelo Jeph Loeb é fantástico, o lado detetive do herói é muito bem trabalhado, apesar da trama tentar constantemente lhe confundir o final é um pouco previsível, ainda sim todo o desenrolar e conclusão são brilhantes, praticamente toda a mitologia construída ao longo dos anos para as histórias do Batman são colocadas nas páginas, quadrinhos como Morte na Família e A Piada Mortal são frequentemente citados, então vale de gancho para ler estes quadrinhos na sequencia.

Arlequina

 A arte do Jim Lee mais uma vez não decepciona, o visual do quadrinho remete bastante aos anos 90 com personagens musculosos e mulheres com corpos esculturais, para quem é saudosista vai amar os traços desse quadrinho, há quem não goste da arte do Jim Lee mas para mim ele está entre os melhores da atualidade.

 Batman: Silêncio pode ser encontrado na coleção da Eaglemoss, sendo a primeira edição o lançamento da coleção e a segunda lançada em um pacote com Superman: O Último Filho (recomendo demais essa revista do Superman também).

 O quadrinho pode ser uma boa opção para quem conhece pouco do vigilante mas é melhor ainda para quem conhece o personagem a fundo, para assim pegar todas as referencias que o quadrinho faz, uma leitura rápida apesar da quantidade de capítulos mas com uma história bem revolvida e fechada.

 E mais uma vez Jeph Loeb nem Jim Lee decepcionaram, boa leitura a todos!