Batman: O Longo Dia das Bruxas (Crítica)

 Batman: O Longo Dia das Bruxas é um daqueles quadrinhos obrigatórios para quem é fã do personagem, além de ser um excelente quadrinho com uma pegada noir e que influenciou até mesmo o filme Batman: The Dark Knight dirigido pelo Christopher Nolan.




 O quadrinho é roteirizado pelo Jeph Loeb e desenhado pelo Tim Sale, a dupla já fez diversos trabalhos juntos, como Superman: As Quatro Estações, Homem-Aranha Azul, Demolidor Amarelo e Hulk Cinza, Jeph Loeb inclusive escreveu Batman: Silêncio em parceria com o Jim Lee.

 Batman, o capitão Jim Gordon e o promotor Harvey Dent decidem trabalharem juntos para impedir o império do mafioso Carmine Falcone, no entanto as coisas se complicam quando surge um misterioso assassino chamado Holliday (Feriado) que ataca a máfia em datas comemorativas.

 No quadrinho ainda acompanhamos a transformação do Harvey Dent no criminoso Duas-Caras e algumas participações bem interessantes da galeria de vilões do Batman.

Batman: O Longo Dia das Bruxas

 O quadrinho dividido em 13 capítulos rendeu a dupla um Eisner de melhor minissérie em 98.

 Quem ler Batman: O Longo Dia das Bruxas vai encontrar fortes semelhanças com o filme Dark Knight, uma das grandes diferenças é que no filme o Coringa tem um grande destaque já no quadrinho o personagem é apenas um coadjuvante, a frase "eu acredito em Harvey Dent" dita diversas vezes no quadrinho acabou sendo usada na campanha viral do filme.

 Christopher Nolan em uma entrevista chegou a confirmar que este quadrinho foi a principal inspiração para o filme, mas não se trata de uma adaptação.

Batman: O Longo Dia das Bruxas

 Batman: O Longo Dia das Bruxas trás uma pegada mais realista a história, com fortes influencias noir e filmes de máfia, recomendo procurarem em seguida Batman: Vitória Sombria, outro quadrinho escrito pela dupla que é uma sequencia direta dessa história.

 Ah, pode ser que vocês estranhem os traços do Tim Sale, confesso que eu não gosto da arte dele mas não chega a atrapalhar a diversão, então da pra ler de boa.

 O quadrinho atualmente pode ser encontrado na edição encadernada da Panini ou na coleção de Graphic Novels da DC em duas partes, é um pouquinho complicado de achar atualmente mas vai valer a pena.


Batman: O Longo Dia das Bruxas
Batman: O Longo Dia das Bruxas
Roteiro: Jeph Loeb
Arte: Tim Sale
Ano de Publicação: 1996
Editora: DC Comics