Como começar a assistir Doctor Who?

 Doctor Who é um dos seriados mais antigos e longevos da atualidade, em mais de 50 anos muita coisa foi criada e chega a ser intimador começar a assistir depois de mais de 30 temporadas e quase mil episódios mas relaxa que eu vou fazer um guia para você que quer começar a assistir Doctor Who e não ficar completamente perdido.




 Comecei a assistir Doctor Who quando a sétima temporada da nova serie estava sendo exibida, estava curioso porque tanta gente falava e amava esse seriado no entanto acabei ficando um pouco perdido por cair de paraquedas nesse universo e ao procurar informações acabei ganhando muitos spoilers, então vou fazer esse guia para falar um pouquinho do básico para entender o seriado e o restante vocês podem aprender por si mesmos assistindo aos episódios.

 E se está em dúvidas de assistir ou não Doctor Who eu lhe garanto que este é o melhor seriado do universo!


 Quem é o Doctor?

 Vamos começar falando do protagonista da serie, o Doctor, o personagem é Time Lord, uma raça alienígena do planeta Gallifrey, os Time Lords podem viajar no tempo e são praticamente imortais, quando um Time Lord está prestes a morrer ele pode se regenerar, assumindo um novo corpo e personalidade (assim a serie sempre é renovada com a troca do ator que faz o protagonista), atualmente o Doctor é interpretado pelo Peter Capaldi, a décima segunda encarnação do viajante do tempo.

 O Doctor abandonou seu planeta natal para viajar pelo tempo e espaço ainda em sua primeira encarnação, poucos conhecem seu verdadeiro nome (nunca foi revelado na serie) e seu passado é um mistério, Doctor possui uma afinidade em espacial com o planeta Terra, muitas vezes declarando que é o protetor do nosso planeta.


 Tardis, a caixa azul!

 Tardis (abreviação de Time And Relative Dimension(s) In Space) é a nave espacial do Doctor, toda Tardis possui um sistema de camuflagem se transformando no objeto mais comum do lugar aonde ela pousou mas a Tardis do Doctor acabou ficando com o sistema travado em uma cabine da policia londrina dos anos 60.

 A Tardis possui seu interior maior que seu exterior, sendo que o tamanho real da Tardis nunca foi revelado mas acredita-se que ela seja maior que um planeta.

 Com a Tardis o Doctor pode viajar em qualquer lugar do tempo e espaço no entanto nem sempre suas viagens são precisas.


 As Companions do Doctor

 O Doctor não gosta de viajar sozinho e sempre gosta de levar alguém para acompanha-lo em suas aventuras pelo tempo e espaço, na maior parte das vezes o Doutor é acompanhado de alguma garota e quase sempre humanas (com raras exceções).

 As Companions são essenciais para a serie, é através delas que todos os conceitos do universo de Doctor Who são apresentados, elas fazem a parte do espectador que precisa entender tudo que está acontecendo nos episódios.

 É difícil citar todas as Companions que o Doctor teve (foram muitas mesmo) mas algumas merecem seu destaque, da serie clássica temos Sarah Jane Smith interpretada pela Elisabeth Sladen, Romana II interpretada pela Lalla Ward, já na nova serie temos Rose Tyler vivida pela Billie Piper e Amy Pond interpretada pela bela Karen Gillan.


 Os vilões de Doctor Who

 Salvando o universo incontáveis vezes o Doctor criou uma legião de inimigos, é impossível citar todos aqui mas vou falar apenas dos mais recorrentes e principais.

 Os Daleks são os principais inimigos do Doctor, uma raça alienígena modificada geneticamente com o objetivo de destruir tudo que não seja Dalek, eles ficam o tempo todo dentro de suas armaduras (que parecem um saleiro) e não possuem outro sentimento além de ódio.

 Os Cybermen são quase tão recorrentes na serie quanto os Daleks, são humanos que foram transformados em robôs e querem transformar toda a humanidade em máquinas.

 E por fim mas não menos importante temos o Master, um Time Lord assim como o Doctor que ao invés de salvar as pessoas deseja conquistar o universo, o Master já se regenerou diversas vezes e sempre é visto como um grande rival do Doctor.


 E agora a grande pergunta: por onde começar a assistir Doctor Who? Bem a serie já tem mais de 50 anos de existência e os primeiros episódios são em preto e branco, além de ser difícil de encontrar toda a serie clássica diversos arcos são bem datados, não que a serie clássica seja ruim mas só quem é fã de Doctor Who mesmo vai conseguir apreciar.

 Recomendo começarem pela primeira temporada da nova serie de Doctor Who que estreou em 2005 ou então pela quinta temporada, "por que a quinta?" nesta temporada Matt Smith entrou para a serie interpretando o Doctor e Amy Pond foi apresentada ao seriado, tudo é explicado para os novos fãs e a qualidade da temporada é perfeita, a temporada de 2005 é boa mas pode ser que você ache "meio tosco", os efeitos especiais ainda eram bem ruins e os atores não eram dos melhores.

 Matt Smith é o melhor Doctor, só digo isso.

 Esse é o básico do básico de Doctor Who mas da pra ter uma noção do que se trata a serie, essas informações foram uteis? Deixe ai em baixo seu comentário e se já conhece Doctor Who diga para nós qual seu Doctor e Companion prediletos.

  "De tudo que já aconteceu ou está para acontecer, por onde quer começar?"
 (Doctor)