Superman: O que aconteceu ao Homem de Aço? (Crítica)

 No final dos anos 80 a era de bronze dos quadrinhos estava chegando ao fim, era hora de uma nova reformulação nos personagens e quadrinhos como Superman: O Homem de Aço do John Byrne e Batman: Ano Um do Frank Miller reinventaram personagens clássicos, no entanto era necessário dar um "fim" a aquelas histórias do Superman, então Alan Moore foi chamado para contar as últimas historias do filho de Krypton.



 O reboot que John Byrne viria a escrever já estava a caminho, no entanto era necessário por um fim aquelas histórias do Superman, Alan Moore então ficou encarregado de escrever as duas últimas historias do herói, dando um desfecho ao Superman, vilões e companheiros do homem de aço.

 A arte ficou a cargo de Curt Swan, que trabalhou com o personagem desde a era de prata, "O que aconteceu ao homem de aço?" também é a despedida de Curt Swan trabalhando com o herói, muitos ainda o consideram o desenhista definitivo do Superman.

 Tal como esta história ainda é considerada como realmente a última história do homem de aço...

Superman fragilizado

 Um jovem repórter está escrevendo uma matéria comemorativa para o Planeta Diário e entrevista Lois Lane (agora casada e atendendo pelo nome de Lois Elliot) para a antiga repórter contar como foram os últimos dias do Superman e o que realmente aconteceu com ele, no desenrolar da trama vamos descobrindo que fim teve Jimmy Olsen, Lana Lang, Lex Luthor, Brainiac e inúmeros outros personagens.

 Toda a trama tem aquela cara de Season Finale desde o principio, vemos um Superman fragilizado que aceita mas teme seu destino, tudo é narrado de uma forma sutil e magistral pelo Alan Moore.

 Para quem comprou ou deseja adquirir o "Superman: O que aconteceu ao Homem de Aço?" capa dura da Panini ainda vai poder ler "Superman e Monstro do Pântano: A Ilha da Selva" desenhado pelo Rick Veitch e "Superman: Para o homem que tem tudo" com desenhos do grande Dave Gibbsons (todas as histórias são roteirizadas pelo Moore).

Arte do Dave Gibbsons

 Superman: O que aconteceu ao Homem de Aço? é essencial para todo fã do herói, talvez não agrade quem não acompanhe o personagem ou não esteja habituado a quadrinhos clássicos, aqueles que conhecem e gostam do Superman assim como eu não conseguem deixar de se emocionar com um quadrinho tão bem feito e dificilmente será superado como a última história do homem de aço.

 Lendo a edição em capa dura da Panini pude aproveitar e reler Para o homem que tem tudo, e meus amigos, cada vez que se lê esse quadrinho ele fica ainda melhor, pode parecer uma história simplória mas a sutileza do roteiro é fantástica, vale demais a leitura.