Animação Batman: A Piada Mortal (Crítica)

 Quando foi anunciado a animação de Batman: A Piada Mortal muitos fãs do quadrinho ficaram animados em poder assistir a adaptação da obra do Alan Moore e Brian Bolland, essa semana finalmente foi lançada e gerou uma série de controvérsias, afinal de contas a animação ficou boa?



 Esta crítica contem pequenos spoilers, esteja ciente quando for ler.

 A animação como todos bem sabem foi inspirada no quadrinho de mesmo nome publicado originalmente em 1988, no quadrinho o Coringa tenta provar para o Batman que qualquer homem pode enlouquecer, basta ter apenas um dia ruim para isso, então o Coringa decide usar o comissário Jim Gordon para provar sua tese.

 Tanto o quadrinho quanto a animação questionam a sanidade do Bruce Wayne, afinal o milionário teve um dia ruim que transformou para sempre sua vida, é contato um pouco também do passado do Coringa e como ele se transformou no psicopata que é hoje.


 A animação tem uma trama inicial de cerca de 30 minutos que não foi contada no quadrinho, sendo totalmente dispensável ao enredo que o quadrinho foi adaptado, nela há uma aventura do Batman e da Batgirl combatendo um mafioso qualquer, a história é bem chatinha e não acrescentou em nada, apenas gerou polemica por o Batman e a Batgirl terem feito "tchaca tchaca na butchaca", na minha opinião isso teria gerado uma história no mínimo controversa mas foi totalmente ignorado o fato minutos depois.

 Brian Azzarello o roteirista da animação queria apenas causar polêmica, e conseguiu.

 O que foi fielmente adaptado dos quadrinhos ficou fantástico, conseguiram trazer todo o charme que o quadrinho possui e até me surpreendi com a ousadia de produzir uma animação tão adulta, e que venham mais adaptações desse tipo.


 Batman: A Piada Mortal ficou muito bem feita mas não acrescenta em nada ao quadrinho, os 30 minutos adicionais foram totalmente dispensáveis mas o restante da animação compensa, não é a melhor adaptação da DC mas também não está entre as piores, vale a pena conferir e tirar suas próprias conclusões.


 Batman: A Piada Mortal
 Direção: Sam Liu; Bruce Timm
 Roteiro: Brian Azzarello
 Ano de lançamento: 2016
 Produção: DC Comics; Warner Bros Animation








 Trailer de Batman: A Piada Mortal: