Game Boxes: Como Fazer suas próprias Caixas e agregue valor a sua Coleção

 O colecionismo vai muito além de gastar dinheiro e entulhar seu quarto, o valor sentimental que depositamos em cada item, o carinho que tratamos cada peça deve ser ainda mais valorizado, então porque não reproduzir as caixas originais dos cartuchos? Deixando sua coleção mais bonita e evitando que seus jogos peguem poeira.



 Muita gente não liga para a estética da sua coleção, confesso que eu sou um pouco (muito) chato com isso, gosto de restaurar os cartuchos, fazer caixas e limpa-los periodicamente, além do visual bonito que essas caixas produzem os jogos ficam protegidos de poeira, sol e outros malefícios que podem diminuir a vida útil dos joguinhos.

Recomendo também lerem as postagens que fiz de Dicas para montar seu Game Room e Dicas na hora de Comprar seus Jogos.

 Pois bem, quase todos os meus jogos possuem caixas, a maioria são todos feitos com papel couché, com exceção dos jogos de Mega Drive e Master System, no caso deles eu usei Capas de VHS, provavelmente se você tiver algum acumulador na família essa pessoa deve ter algumas dando bobeira e é a hora certa de usa-los.

Usando capas da VHS o resultado será igual a este

 É comum ver no Mercado Livre vendedores oferecendo essas caixas, eu não vejo razão para pagar mais caro por outras pessoas fazerem o trabalho por você, cade a graça nisso? Se quiser fazer suas próprias caixas você vai precisar apenas de tempo livre, tesoura sem ponta, um pouco de dinheiro e paçoca para matar a fome.

 Recomendo dois sites muito bacanas para baixarem suas artes, o primeiro é o The Cover Project para quem quiser fazer suas artes com caixas de VHS ou dos seus jogos em CD e DVD; o segundo mas não menos importante é o NintAndBox que possui artes já prontas para imprimir, recortar e colar, infelizmente como o nome do site sugere só há boxes de consoles da Nintendo (é necessário um cadastro no site, antes que eu esqueça de avisar).


 Agora se sua ideia é imprimir toda a arte como na imagem acima eu dou algumas dicas essências, primeiro é sobre os "berços", que são a parte de dentro da caixa que segura os cartuchos para não ficarem balançando e dar resistência a sua caixa (primeira imagem), bem, eu recomendo usarem Papel Cartão, creio que a gramatura é única, do contrário pegue a mais grossa possível.

 Já as caixas eu recomendo que usem Papel Couché, a gramatura ideal é acima de 300 mas na gráfica que eu vou eles só trabalham no máximo com 250, todas as caixas que fiz ficaram bem firmes e o resultado foi bem satisfatório, mais uma coisa, façam a impressão em Folha A3, até da pra fazer com A4 mas é preciso dividir em duas páginas e colar depois, o resultado não fica tão legal.

 Para colar as caixas eu costumo sempre optar por Cola Bastão por ela ser mais seca mas da pra usar Cola Escolar, desde que não use muito para não molhar demais e estragar o papel, 


 É provável que as primeiras caixas não fiquem tão boas, mas com prática e dedicação você rapidamente vai pegar o jeito, para montar os berços e as caixas eu gasto em média R$5,00, isso vai depender é claro da quantia de caixas que você vai imprimir e aonde, não é necessário ir em uma super gráfica para fazer o trabalho, eu mesmo vou em uma gráfica de fotocópias comum (as lojas de "Xerox" se preferir), vale mais a pena ir testando aos poucos até encontrar um lugar de confiança, não faça tudo de uma única vez em um lugar em que você nunca imprimiu nada antes, vai que fica fica uma porcaria né?

 Por fim mas não menos importante eu vou deixar abaixo um vídeo do canal Treuze Bits do qual ele mostra o passo a passo de como montar essas caixas, o vídeo me ajudou na época que estava pesquisando sobre o assunto e espero que o vídeo e minhas dicas tenham ajudado vocês também.