Batman: The Videogame 1989 (Review)

 Apesar de curtir muito a série Arkham da Rocksteady o jogo Batman: The Videogame da Sunsoft lançado em 1989 para o NES é ainda meu game predileto do morcego, aproveitando o embalo do filme do Tim Burton o aparelho da Nintendo recebeu um dos melhores jogos de plataforma da época, e um dos mais difíceis...




 Batman: The Videogame apesar de ter sido baseado no filme o jogo não segue fielmente o roteiro, o vilão principal é sim o Coringa mas em algumas fases enfrentaremos vilões clássicos do personagem como a Mariposa Assassina e o Firebug.

 No game usamos um botão para pulo e outro para atacar, podemos trocar o tipo de ataque apertando o botão Start (o jogo é pausado apertando o Select), é preciso saber quando usar cada arma e quando não usar, se ficarmos sem munição podemos engastar em alguma parte então os punhos são sempre necessários.

 O game tem uma grande enfase em plataformas, sendo que o Batman pode agarrar nas paredes para continuar pulando, é preciso saber dominar bem essa jogabilidade para conseguir passar das fases, por sorte a jogabilidade funciona perfeitamente, o game puni por nossa falha mas nos força a treinar para passar dos estágios.


 O jogo entra facilmente em um top 5 de jogos mais difíceis do Nintendinho, alguns inimigos são bem complicados mas o principal problema são as plataformas, em determinados momentos precisamos de uma precisão cirúrgica nos pulos, por sorte os continues são ilimitados mas não da pra salvar seu progresso no cartucho, como era comum em games da época.

 Durante  as transições das fases o jogo apresentava algumas cutscenes, simplórias hoje mas impressionantes para a época, um incentivo a mais por enfrentar estágios tão complicados.

 Batman: The Videogame foi portado para o Mega Drive, apesar de possuir gráficos muito superiores a jogabilidade não ficou tão precisa, além de que o sprite roxo do Batman ficou tão emblemático que ganhou até mesmo uma Action Figure!

Action Figure baseada no jogo!

 Para quem gosta de desafios como Ninja Gaiden ou Castlevania vai se encantar com Batman: The Videogame, apesar de simples a satisfação de completar o game é muito recompensadora, vai lhe consumir muito tempo de treino até conseguir chegar o fim, e o Coringa é absurdamente chato, preparem os continues.

 Já jogou Batman: The Videogame? Deixe suas opiniões ai nos comentários!