Por que vale a pena jogar Xadrez?

 Certa vez ouvi falar que os melhores jogos de videogame são aqueles fáceis de aprender mas extremamente complicados de dominar, esse mesmo principio se aplica ao Xadrez, recentemente adquiri o hobby de me dedicar a este jogo de tabuleiro e é incrivelmente mais amplo que imaginava.




 Para quem olha de fora o Xadrez pode parecer monótomo, chato ou impossível, posso lhe garantir que o jogo não é nenhuma das três opções, diferente de outros jogos o Xadrez é baseado na antecipação, concentração e disciplina, a imprudência e presa podem lhe custar caro no jogo, a curto ou longo prazo.

 Não é nenhuma novidade para ninguém que o Xadrez melhora sua capacidade de concentração, tomar decisões em situações críticas, antecipar ações, memória, etc, lhe dizer tudo isso não vai te convencer a jogar Xadrez, além de todos os benefícios que o jogo apresenta ele é muito, muito divertido.

"Nightmare in Silver" brilhante episódio de Doctor Who

 Todo movimento no Xadrez gera inúmeras probabilidades, antes de avançar com uma peça  é preciso antecipar as consequências que esse movimento irá gerar, grandes xadrezistas conseguem antecipar um jogo inteiro mesmo com movimentos básicos como o avanço de um Peão.

 O objetivo do jogo é dar "checkmate" no Rei do exercito adversário, no entanto é preciso uma grande disciplina para chegar ao momento decisivo do jogo, é importante escolher uma boa abertura, dominar o centro do tabuleiro, inibir as ações do adversário e saber o momento certo de atacar, contra atacar ou mesmo entregar alguma peça.


 Cada peça do Xadrez tem um significado, os Peões representam os soldados, o Cavalo é a montaria do exercito, o Bispo representa a igreja que era muito influente na época, a Torre é a nobreza, Dama é o general do exercito e o Rei é o Rei (dã).

 Durante todo jogo é necessário dominar o exercito adversário, em que suas ações vão determinar os movimentos do seu oponente, induzi-lo ao erro ou a tomar decisões que irão desbalancear seu exercito, é muito comum jogos praticamente ganhos serem perdidos por o jogador perder o domínio do tabuleiro.

 Assim como em qualquer outro esporte o Xadrez tem seus grandes ídolos, entre os mais notáveis estão os russos Anatoly Karpov e Garry Kasparov, o norueguês Magnus Carlsen também tem um desempenho impressionante, sendo que com 13 anos de idade conseguiu empatar uma disputa contra o campeão do mundo Garry Kasparov em uma partida de Xadrez rápido.

Garry Kasparov vs Magnus Carlsen

 Poucos jogos possuem a mesma complexidade que o Xadrez, por sorte hoje em dia é fácil para aprender e jogar, no Youtube podemos encontrar diversos tutoriais e podemos jogar pelo computador ou smartphone, para quem tem Android procure pelo Chess Free, apesar de simples é um app leve que vai lhe ajudar a dominar o jogo.

 Para quem gosta de RPGs, Tactical RPGs, Card Games ou jogos de tabuleiro provavelmente vai gostar muito do Xadrez, agora se sua praia é apenas games como FPS ou Hack 'n' Slash pode ser que esta não seja do seu agrado, de qualquer forma vale a pena dar uma chance para o jogo,