Cade o botão "X" nesse controle?

 Eis o maior dilema da humanidade, aonde fica o botão "X" nesse controle?




 Aperta o "X"? Mas aonde fica o "X" nesse controle? Se você foi jogar videogame na casa de um amigo e ele tinha um console de outra empresa provavelmente já passou esse sufoco na hora de um Quick Time Event, ou mesmo quando pegou um jogo japonês e na hora de confirmar você voltou pra tela anterior, por que o botão "X" nunca esta no mesmo lugar? Acreditem, há uma resposta para isso!

 Antes de mais nada, vamos lembrar que no Japão eles possuem uma orientação diferente da nossa para leitura (da direita para a esquerda enquanto a nossa é da esquerda para a direita), guarde essa informação, ela é fundamental para todo o entendimento do mistério do botão "X", a imagem abaixo ilustra bem essa informação:


 Agora fica mais fácil deduzir a localização do botão "X", quando o console é tradicionalmente japonês ele segue a orientação do seu país de origem, quando é "estrangeiro" segue a orientação padrão, essa regra tem exceção? Sim, a Sega! Antes de falar dela vamos para mais um exemplo:


 A Nintendo é uma empresa tradicionalmente japonesa e seus controles seguem a orientação do seu país de origem, os botões são colocados da direita para esquerda, "A" e "B" depois "X" e "Y", alias, por que não colocaram "A" "B" "C" e "D"? Sempre fiquei encucado por pegarem o começo e o final do alfabeto, enfim, bora pro próximo, a SEEEEEEEGAAAAAAAA:

 O controle original do Mega Drive possuía apenas 3 botões mas com o lançamento de Street Fighter II a empresa precisou lançar uma versão com 6 botões, você pode notar no controle do Mega Drive que a Sega segue a orientação tradicional e não a japonesa (no Master System também seguia a orientação tradicional mas eram usados números), por que isso se a Sega é japonesa? A Sega diferente da Nintendo possuía uma sede igualmente poderosa nos Estados Unidos, portanto ela não era uma empresa totalmente japonesa, essa é a minha teoria e a que mais faz sentido.

 Agora vamos falar da Sony com o seu Playstation! (Pleisteixo! Pleisteixo! Pleistaixo!)


 Diferente dos controles da Sega e da Nintendo, no Playstation o botão "X" não é uma letra e sim um simbolo, no Japão há uma tradição de circular alguma coisa quando se quer confirmar e fazer um "X" para negar, agora você entende porque nos jogos japoneses nós confirmamos com o circulo e não com o "X"? Bacana né? Reparem nos animes, os personagens também fazem estes gestos com os braços, até o Ultraman faz um "X" para derrotar os inimigos e manda-los embora (essa ultima parte eu inventei agora).

Aonde vamos com nossas referencias?

 E o X-Box? O seu controle original foi uma cópia do controle do Dreamcast, só que piorado, só a partir do X-Box 360 que o controle realmente ficou bonito.

Só a ordem das cores foi trocada, de resto é tudo igual!

 Agora quando alguém te perguntar por que o "X" nunca fica no mesmo lugar você já vai saber responder mas isso não vai garantir que você vai encontra-lo facilmente quando tiver um Quick Time Event e não estiver acostumado com o videogame, boa jogatina a todos!