Conhecendo a Doação de Plaquetas

 Você já ouviu falar na Doação de Plaquetas? Infelizmente há um número escasso de doadores e é extremamente importante para diversos tratamentos, vamos então entender como funciona, seus mitos, benefícios e tudo mais.




 Recentemente fui doar sangue como sempre faço, como há um número muito escasso de doadores de Plaquetas foi me perguntado se eu não gostaria de ajudar, no momento que eu aceitei eu não sabia nem ao certo como funcionava e qual a real necessidade da Doação de Plaquetas, não sou o único, portanto vou tentar esclarecer algumas coisas, vale lembrar que eu não sou especialista em porra nenhuma, sou só um doador, portanto se eu cometer alguma gafe fique a vontade para me corrigir nos comentários.

 Qual a importância da Doação de Plaquetas?

 As Plaquetas são extremamente importantes no nosso organismo, basicamente eles são responsáveis pelo nosso sistema imunológico, pacientes com câncer, leucemia ou que passaram por cirurgias delicadas possuem um déficit muito grande dessas proteínas no seu organismo.


 Como posso ser um Doador de Plaquetas?

 Para ser um doador de Plaquetas é necessário que você já tenha doado sangue antes, a doação é feita por agendamento e você necessita ter uma quantidade superior a 150.00/mm³ de Plaquetas em seu sangue, vou colocar no final da postagem alguns artigos que explicam a fundo como ser um doador, como eu disse: eu não manjo dos paranauês.

 Há algum risco em Doar as Plaquetas?

 Sim, você morre 7 dias depois! HAHAHAHA mentira! Falando sério, os únicos "transtornos" que o doar pode sentir são momentâneos como tontura, fraqueza e sede, isso ocorre principalmente porque apenas as Plaquetas são retiradas do sangue, sendo que o sangue depois é devolvido para o doador junto com um soro, portanto antes e depois da doação é necessário se hidratar bem e se alimentar com alimentos ricos em vitamina C.

 Com qual frequência posso doar e quanto tempo leva em média?

 Diferente da doação de sangue o doador de Plaquetas pode fazer sua doação a cada 30 dias, vale ressaltar que a doação é um pouco mais demorada, em média leva uma hora e meia cada doação, portanto é necessário se programar bem para não atrapalhar sua agenda.


 A maioria dos doadores de sangue pode se tornar um doador de Plaquetas, portanto se você tiver interesse em ajudar se informe antes no hemocentro de sua cidade, a doação pode levar duas horas que podem se converter em uma vida inteira de alguém que precisa da sua ajuda. :)

 Caso queira saber mais sobre a Doação de Plaquetas vou deixar linkado dois artigos que podem tirar suas duvidas: