Nintendo DS: Ainda vale a pena comprar o videogame?

 O Game Boy Advance foi um sucesso absoluto, logo após anunciarem seu sucessor, o Nintendo DS, a reação foi um misto de empolgação e curiosidade, a grande surpresa foi que este ainda é o portátil de maior sucesso na história dos videogames.




 O Nintendo DS (abreviação de Dual Screen) foi lançado em dezembro de 2004 no Japão e em março de 2005 nos Estados Unidos, o portátil vendeu certa de 155 milhões de cópias pelo mundo (contando todas as versões, Nintendo DS, Nintendo DS Lite, Nintendo DSi e Nintendo DSi XL), é ainda o portátil mais vendido do mundo e possuí um acervo colossal de jogos, já já vamos falar deles!

 Além das duas telas, sendo uma delas sensível ao toque, o Nintendo DS trouxe uma caneta Stylus para facilitar o manuseio da segunda tela (um pouco negativo no DS é que ele não aceita muito bem os comandos quando são usados pelos dedos), o aparelho também trouxe um microfone que funciona MUITO bem, minha cabeça explodiu quando eu estava jogando The Legend of Zelda: Phantom Hourglass e eu precisei soprar para apagar uma vela no game, outro exemplo da funcionalidade do microfone é no jogo Nintendogs, aonde podemos chamar nosso bichinho e pedir para ele fazer alguns truques, apenas usando o microfone do portátil!

Como não amar esse joguinho? Owwwnnn

 Com essas inúmeras inovações o Nintendo DS conseguiu consagrar não só apenas os jogos mais casuais e hardcore quanto também aqueles pouco vistos fora dos computadores: os Point-and-Click Adventures (Phoenix Wright e Crime Scene), e também os games de Visual Novel (recomendo o Time Hollow), que até então eram populares apenas no Japão.

 Alguns games aproveitaram os recursos do Nintendo DS e adaptaram sua jogabilidade para o portátil, é o caso de games como Ninja Gaiden: Dragon Sword e The Legend of Zelda: Phantom Hourglass (posteriormente o Spirit Tracks também), pode soar estranho estes jogos funcionarem apenas com o uso da caneta mas acreditem, funciona e funciona perfeitamente, é viciante!

O DS tem um remake do Pokémon Gold e Silver!

 Com certeza você não está buscando apenas inovação se esta pensando em adquirir um Nintendo DS, como de costume o portátil oferece os jogos da saga Pokémon (muitos jogos!), o bigodudo da Big N também ganhou excelentes jogos, New Super Mario Bros e o Super Mario 64 DS, além de diversos outros jogos que merecem seu merecido destaque.

 Entre os jogos de ação temos a franquia Castlevania, Dawn of Sorrow a continuação direta do Aria of Sorrow lançado para o GBA, Order of Ecclesia que buscou inspiração nos primeiros jogos da franquia e Portrait of Ruin que trouxe uma ação cooperativa entre dois personagens, recomendo também Megaman ZX, outro excelente game que deu continuação a serie do Game Boy Advance.

 Para quem curtia os games táticos do GBA assim como eu, pode apreciar Advance Wars: Dual Strike, Fire Emblem: Shadow Dragon e até mesmo o clássico Tower Defense: Plants vs Zombies!

New Super Mario Bros

 Apesar de ter tido um Game Boy Advance na época eu não tive acesso a muitos jogos, foi somente nos emuladores que eu conheci diversos clássicos, já com o Nintendo DS, por ele ser um aparelho mais "complicado" de emular eu só estou descobrindo os jogos agora, ta valendo muito a pena!

 É inevitável fazer comparações com seu concorrente, o PSP da Sony, ai entra muito uma questão de gosto portanto é difícil apontar qual o melhor, os gráficos e a tela do PSP são muito melhores, para a emulação de outros consoles, NES, Super Nintendo, GBA, Mega Drive, Arcades e Playstation principalmente o PSP sai na frente, já para o acervo de jogos não há comparação, a biblioteca de games que o NDS ganhou é absurda, outra vantagem do portátil da Nintendo é claro a inovação.

 Mas como eu disse, é tudo uma questão de gosto, tenho os dos portáteis e gosto muito deles (mas eu prefiro muito mais o Nintendo DS).

Agents... are... GO!

 O Nintendo DS é um portátil que vai lhe agradar seja qual for seu gênero predileto, todos os estilos estão presentes aqui e o custo benefício do Nintendo DS hoje em dia vale demais a pena, com certeza é o melhor console portátil que eu já joguei na vida.

 Espero que este artigo tenha lhe sido útil, se você tem, já teve ou quer ter um Nintendo DS escreva ai nos comentários, um forte abraço a todos!

 Essa música do game Elite Beat Agents resume bem o que eu sinto pelo NDS: