Trilogia Samurai: A saga de Miyamoto Musashi

 Miyamoto Musashi é a maior lenda do Japão, o samurai já ganhou diversas obras inspiradas e baseadas na sua vida, uma das mais icônicas é a trilogia dirigida por Hiroshi Inagaki.


 Os filmes são totalmente inspirados no romance Miyamoto Musashi, escrito pelo Eji Yoshikawa, há muitas divergências nos arquivos históricos mas a versão do Yoshikawa é a mais conhecida e talvez a mais fiel, é claro, muitos acontecimentos foram romantizados mas enfim, é o livro de maior sucesso tanto dentro quanto fora do Japão, em uma comparação grotesca, Miyamoto Musashi seria "O Senhor dos Anéis" do Japão.


 O Mangá Vagabond também foi inspirado no romance de Eji Yoshikawa, então quem estiver lendo o quadrinho relembrará diversos momentos marcantes.


 Os filmes foram dirigidos por Hiroshi Inagaki e no papel de Takezo/Miyamoto Musashi temos Toshiro Mifune, um dos maiores atores do cinema japonês.

 A trilogia narra a vida do Musashi da sua participação da batalha de Sekigahara até seu duelo contra Sasaki Kojiro, não vou entrar em muitos detalhes no enredo, afinal de contas eu já fiz uma resenha sobre Vagabond, clique aqui e de uma lida na postagem.


 Os filmes foram lançados entre 1954 e 1956, a brilhante direção de Hiroshi Inagaki o colocou no patamar de grandes lendas como Akira Kurosawa (Os Sete Samurais) e Yasujiro Ozu (Era uma vez em Tokyo).

 A trilogia de Miyamoto Musashi trás além de grandes batalhas uma carga dramática fantástica e uma fotografia épica, com certeza este é um dos pilares do cinema oriental, estando sempre na lista de melhores filmes de samurais.

 Mas e você? Já assistiu a Trilogia Samurai ou ficou curioso para conhecer? Deixe suas opiniões ai nos comentários e viva ao cinema japonês!