Um Corpo que Cai (Vertigo), um filme para todos os amantes do Cinema!

 Um Corpo que Cai (Vertigo no original) é um dos filmes mais influentes do cinema, constantemente disputa o cargo de filme mais influente ao lado de Cidadão Kane, vamos então falar dessa obra prima do Alfred Hitchcock.



 O filme foi lançado em 1958 baseado no romance escrito pelo francês Boileau-Narcejac em 1954, ao lado de Psicose é um dos filmes mais famosos e queridos do Alfred Hitchcock, o filme traz uma trama inovadora e um roteiro imprevisível, precursor do gênero de suspense no cinema.

 O filme é estrelado por James Stewart (que também protagonizou outros filmes do Hitchcock como Janela Indiscreta) que vive o personagem John Scottie, um policial recém aposentado devido aos seus problemas de saúde por Acrofobia (fobia a lugares altos) e Vertigem (falsa sensação que objetos estão em movimento quando na verdade estão estáticos), Scottie é contratado por um velho amigo, Gavin Elster (Tom Helmore) para vigiar sua esposa Madeleine (Kim Novak) que está se comportando de forma estranha.

 Madaleine aparenta ter uma estranha ligação com uma antepassada que havia se suicidado, Charlotta Valdes, Scottie acaba também despertando uma grande obsessão por Madaleine que colocara os traumas do ex-detetive em jogo.


 O filme traz uma narrativa imprevisível e tensa, acompanhado de uma bela fotografia e diversas cenas com uma ausência total de diálogos, se sustentando apenas pela narrativa visual e uma ótima trilha sonora.

 Um Corpo que Cai também ficou muito conhecido por uma de suas cenas no final do filme, chamado de Vertigo Effect, uma técnica que Alfred Hitchcock usava de forma magistral, basicamente a câmera se aproxima ou se afasta enquanto o câmera faz o movimento inverso com a lente, parece fácil falar mas é preciso ter uma sincronia perfeita para dar certo, o resultado da uma verdadeira sensação de vertigem no espectador, colocando quem assiste na pele do protagonista, é simplesmente brilhante.

Vertigo Effect

 Se você é um amante de cinema este aqui é um daqueles filmes obrigatórios assistir, se já o assistiu deixe sua opinião nos comentários, com certeza vai entrar na lista de melhores filmes que eu vi este ano, abraço a todos!