Helvetica: Um documentário para os amantes de Tipos

 Tipografia esta em todo lugar, diariamente nos lidamos com diversos tipos todos os dias mas existe uma que está em todos os lugares, Helvetica, vamos falar um pouco do documentário sobre a fonte mais amada e odiada pelos Designers.



 Helvetica é um documentário feito em 2007 pelo Gary Hustwit em comemoração aos 50 anos da criação da Helvetica, uma fonte sem serifas que foi usado a exaustão pelos Designers Gráficos logo após sua criação.


 O documentário narra desde a criação do tipo até os tempos mais atuais, mostrando que a Helvetica sobreviveu bem ao tempo e continua sendo até hoje uma fonte muito moderna.

 Helvetica foi criada pelos Designers Max Miedinger e Eduard Hoffmann, inicialmente era chamada de Neue Haas Grotesk, posteriormente a intenção era chama-la de Helvetia (Suiça em Latim), no entanto para tornar a fonte mais comercial mundialmente ela foi rebatizada de Helvetica.


 O filme conta com o depoimento de diversos Designers Gráficos e Tipógrafos, sejam eles a favor ou contra o uso da Helvetica, entre eles devo destacar alguns de meus ídolos como Stefan Sagmeister da agencia Sagmeister & Walsh e Paula Scher do Estúdio Pentagram (se quiser conhecer mais sobre Scher não deixe de conferir Abstract: The Art of Design da Netflix).

 O documentário não é direcionado somente aos Designers Gráficos mas sim a todos os amantes da arte, entender a importância da tipografia na comunicação é fundamental para qualquer profissional do ramo criativo, uma fonte lhe ajuda ou prejudica na comunicação de suas ideias, Helvetica funciona em praticamente tudo, seja nos letreiros de um aeroporto ou em uma loja de roupas, por este motivo a Helvetica foi usada a exaustão, afinal de contas é sempre mais comodo contar com o clichê.

 Apesar de todos os contras, Helvetica é um dos tipos que mais gosto, o grande desafio hoje em dia é ser original e criativo aonde outros pensaram que não havia mais para onde ir, enfim, com este documentário sua visão vai se ampliar, você não estará mais lendo textos, estará lendo comunicação visual em tipografia.