Post Top Ad

Post Top Ad

A Influencia de Akira Kurosawa no Cinema Ocidental

 Akira Kurosawa é sem sombra de duvidas o maior cineastra japonês de todos os tempos, em seu currículo temos filmes como Os Sete Samurais e Yojimbo mas você sabia que diversos clássicos do cinema ocidental só nasceram graças a este diretor?


 Vale citar que antes do Akira Kurosawa influenciar o cinema ocidental ele era um grande fã dos filmes produzidos por lá, em especial os filmes dirigidos pelo John Ford, seu grande ídolo, os filmes de samurai que marcaram a carreira de Kurosawa nasceram assim, uma adaptação dos filmes de faroeste para o Japão feudal.

 Assim como o Akira Kurosawa foi influenciado pelos filmes de faroeste, os mesmos só voltaram a ganhar destaque após serem influenciados pelos filmes de samurais, a imagem acima é do filme Yojimbo: O Guarda-Costas de 1961, mesmo que não conheça o filme com certeza já viu sua adaptação, Por um Punhado de Dólares de 1964 com a direção de Sergio Leone e Clint Eastwood no papel principal.


 O grande problema é que Sergio Leone não possuía os direitos autorais para adaptar Yojimbo, o que acabou resultado em um grande processo judicial, logo no final da postagem tem um comparativo entre os dois filmes, diga-se de passagem eu recomendo a assistirem ambos.

É um ótimo filme, mas é o meu filme. (Akira Kurosawa)

Não mexa com a Mula do Clint Eastwood
  George Lucas também é outro fã assumido da carreira de Akira Kurosawa, um dos seus filmes prediletos é A Fortaleza Escondida de 1958, o filme tem como protagonista dois personagens memores e toda a trama é desenvolvida a partir do ponto de vista deles, tais personagens influenciam o diretor a criar os robôs C3PO e R2D2, fora isso os sabres de luz, a armadura do Darth Vader e diversos outros elementos são claramente inspirados nos samurais japoneses.

 Diga-se de passagem para mim Star Wars jamais chegará aos pés de A Fortaleza Escondida, um dos meus filmes prediletos do Akira Kurosawa de todos os tempos.

Um é popular e o outro é bom
 Quando se fala do cinema de Akira Kurosawa o primeiro filme que se vem a mente é Os Sete Samurais, o filme já recebeu diversas adaptações, desde Vida de Inseto de 1998 até Sete Homens e um destino, que recria toda a trama do épico japonês para um cenário de faroeste e pistoleiros.

 Sete Homens e um destino foi lançado em 1960 e em 2016 teve um remake (seria esse um remake do remake...?).

Espadas x Pistolas
 Estes são apenas alguns dos milhares de filmes e diretores que Akira Kurosawa influenciou e continua influenciando, recomendo assistirem tanto a versão original dos filmes quanto suas adaptações, verdadeiros clássicos que saíram da mente de um dos maiores diretores de todos os tempos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial