Post Top Ad

Post Top Ad

The Neon Demon: O Diabo está na Beleza

Nicolas Winding Refn é um diretor completamente fora da curva, o mundo se vislumbrou quando Drive chegou aos cinemas, ao invés de abraçar Hollywood o diretor se manteve criando filmes originais e que dividem opiniões, The Neon Demon é um filme muito peculiar e original, do tipo ame ou odeie.


 The Neon Demon (O Demônio de Néon) conseguiu estar na lista de melhores e piores filmes de muita gente, vale citar que é um filme para quem tem estomago forte e curte filmes com muitas metáforas, Nicolas Winding Refn não é o tipico diretor que entrega tudo na mão do espectador, os filmes do diretor são inteligentes, originais e reflexivos, para quem ama simbologia, metáforas e analogias é um prato cheio.

 No filme acompanhamos Jesse (Elle Fanning), aos 16 anos e recém chegada em uma pequena cidade de Los Angeles a bela garota quer se tornar uma modelo de grande renome, apesar de sua beleza e charme serem deslumbrantes o mundo do glamour necessitara que a garota tenha muito estomago para se manter no oficio.


 The Neon Demon foi um fracasso de bilheteria, o filme arrecadou 3 milhões de dólares sendo que o filme teve um orçamento de 7 milhões, a critica não foi muito generosa com o filme e o grande publico não compreendeu as entrelinhas do longa metragem, não é justo culpar o publico e a critica, como havia dito o filme não é para todos, o filme aborta diversos temas pesados e uma protagonista com 16 anos só torna o impacto ainda maior.

 No entanto é de observar a genialidade do Nicolas Winding Refn em retratar a violência e o horror, assim como em Drive, todo o horror é poeticamente mascarado, além de que toda a violência é justificada, nada no filme é gratuito e nada no filme não existe sem um proposito e uma dezena de metáforas, é um filme para ser assistido e levar dias de reflexão.


 Como é característico nos filmes do Nicolas Winding Refn a fotografia do filme é impecável, com paletas de cores saturadas, slow motion, e muitas metáforas, dando uma linha tênue entre a realidade e o surrealismo, um filme contemplativo e muito, muito bonito visualmente.

 O filme não faz uma critica apenas ao mundo da moda, o filme critica diversos padrões sociais que adotamos, o filme expõe nossas falhas e monstros e faz isso com belas imagens, muitas vezes sem ao menos precisar de uma linha de dialogo, poucos diretores tem culhões para fazer o que o Nicolas foi capaz.

 The Neon Demon é com certeza um daqueles filmes que com o tempo irão de tornar clássicos subestimados como Clube da Luta, Blade Runner e muitos outros, uma obra impecável. 

 Bem, não vou entrar em spoilers mas caso queira se aprofundar mais sobre as metáforas e simbologias do filme eu vou deixar logo abaixo o vídeo do canal Clube Cinema de Duas Portas, assista o filme depois corra para ver o vídeo, sua cabeça vai explodir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial