Post Top Ad

Post Top Ad

Dicas para Melhorar a Produtividade e Parar de Procrastinar

Você é um procrastinador? Recentemente eu li o livro "Procrastinação: Guia científico sobre como parar de procrastinar" e o eBook me abriu a mente para diversas tarefas e atitudes que precisava rever, nem sempre fazer muitas tarefas é ser produtivo, ponto fundamental do livro no qual gostaria de falar mais um pouco.


Manter uma rotina produtiva não é algo fácil mas é preciso ter determinação, não esperar aquela força de vontade mistica cair dos céus com anjos tocando suas arpas e uma luz divina, esperar ter "força de vontade" é o primeiro passo rumo ao fracasso, é preciso que sua determinação se torne um hábito (rotina).

 Lutar contra a preguiça é como se livrar de um vício como o alcoolismo ou as drogas, o primeiro passo é reconhecer que você é um viciado na droga da preguiça e estar determinado a adotar uma rotina mais saudável.

 Vou listar aqui alguns pontos que foram fundamentais para mim, é claro que cada pessoa pode se adaptar melhor a um tipo diferente de metodologia mas quem sabe eu não consiga te ajudar um pouquinho?

Faça Checklists das suas tarefas

 Adotei essa metodologia já faz um tempinho e confesso que já fez maravilhas na minha rotina, há pessoas que definem checklists semanais ou até mesmo mensais, calma! Não precisa se programar tanto assim, como esta começando essa nova rotina que tal estabelecer apenas metas para o dia seguinte? Eu utilizo o App SplenDO que me permite criar uma lista de tarefas gratuitamente e categorizar a tarefa (trabalho, faculdade, pessoal, etc), defino no final do dia as metas do dia seguinte, sempre levando em consideração que de fato eu vou conseguir completa-las.

 Fazer uma checklist no qual é impossível de cumprir não tem valor algum.

Business checklist / fonte: thedigitalfa

Defina Metas

 Você quer se tornar mais produtivo certo? Mas se você não tiver uma meta é muito fácil cair na velha amiga procrastinação, o que deseja? Perder peso? Conseguir manter uma rotina saudável de trabalho? Comprar um carro novo? Estabeleça metas e de tudo de si para cumpri-las.

 Assim como fazer checklists, definir metas com sabedoria e humildade é fundamental, não da pra estabelecer metas do tipo "ganhar um milhão de reais até o final de 2018" sendo que você ainda nem trabalha por exemplo.

 Uma metodologia que sempre adoto é desfragmentar suas metas, um exemplo: Paulinha quer perder 15kg para caber no seu vestido de formatura que vai ser em novembro, se estamos em fevereiro o ideal é Paulinha estabelecer a meta de perder 1,5kg por mês, reparou como essa meta agora se tornou muito mais possível de ser realizada? Vale a pena tentar!

Mulher Fitness / fonte: scuff

Primeiro as tarefas, depois diversão

 Lembra quando você era criança e queria ir brincar na rua ou jogar videogame e sua mãe lhe mandava fazer as tarefas da escola primeiro? Basicamente é essa mesma premissa, faça suas tarefas (se estiver fazendo um checklist vai seguindo o roteiro) e depois você está livre para acompanhar sua timeline ou assistir aquele episódio novo que acabou de entrar na Netflix, é muito fácil cair em tentação e nós sabemos muito bem o quanto a hora voa quando estamos procrastinando na internet.

 Esta é uma das tarefas das quais eu mais tenho dificuldades, enchia a minha checklist de tarefas menos importantes e mesmo após completa-las eu inventava novas tarefas só para não executar aquelas mais chatas, se desafie a cumpri-las, sei lá, imagine que é um jogo de videogame e ao concluir essa tarefa você vai ganhar um item muito raro! Ou quem sabe traga para a realidade mesmo, "se eu concluir essa tarefa super chata antes das outras eu vou me dar uma barra de chocolate", permita-se ganhar pequenas premiações (claro que não vai se dar chocolate se sua meta for perder peso né? Mas você entendeu a ideia).

Skeleton on computer / fonte: imgflip

Saiba se perdoar

 No começo você vai cair diversas vezes em tentação, mantenha o bom humor e sempre leve como aprendizado, é como eu havia mencionado, sua força de vontade pode acabar na primeira vez que fracassar mas ao continuar tentando sua rotina se tornará um hábito, eventualmente você vai ter sucesso, e quando conseguir, vai ser duradouro.


 Bem, não vou me estender mais para não deixar a leitura massante, caso queira ir mais afundo nessas dicas e de uma forma mais efetiva e assertiva (afinal eu sou apenas um cara que quer ser mais produtivo, não sou nenhum especialista no assunto) leia o livro da Lilian Soares que mencionei no começo da postagem, atualmente está custando apenas R$ 1,99 na Amazon, vale cada centavo, lembre-se, é um pequeno investimento para um grande futuro que lhe espera.

 Que métodos você adota para ser mais produtivo? Deixe suas opiniões e dicas nos comentários e vamos nos ajudar a ser serumaninhos melhores! Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial